Saúde-Educação: saberes, poderes, experiências e singularidades [manuscrito]
Título
Saúde-Educação: saberes, poderes, experiências e singularidades [manuscrito]
Saúde-Educação: saberes, poderes, experiências e singularidades [manuscrito]
Autor
Jaqueline Luvisotto Marinho
Jaqueline Luvisotto Marinho
Orientação
Glacy Queirós de Roure
Glacy Queirós de Roure
Instituição
PUC-GO
PUC-GO
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Educação
Departamento de Educação
Ano
2012
2012
Cidade / UF
Goiânia/GO
Goiânia/GO
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Nesta pesquisa, consideramos o termo "Saúde-Educação" como a área de interação entre a "Educação" e a "Saúde". Assim, considerando a necessidade de construção de outros olhares nesta área, objetivamos compreender o funcionamento do discurso em materiais educativos de campanhas preventivas, mas também, buscamos transformações de nossas próprias concepções pelas experiências de construir a pesquisa e o texto, apresentando-se então como um movimento de olhar para nosso próprio contexto e trajetória. Apesar de ser considerada uma "pesquisa qualitativa", procuramos caminhar além da dicotomização quantitativo versus qualitativo, além de apreensões e aplicações de técnicas metodológicas padronizadas, além do estabelecimento de passos completamente pré-determinados. A partir da observação, durante os meses de junho a setembro de 2011, dos materiais educativos de campanhas preventivas disponibilizados no site do Ministério da Saúde, foram selecionados para análise os materiais educativos que se relacionavam à “saúde†no sentido de “produzir (mais) saúdeâ€, de “construir corpos (mais) saudáveisâ€. A análise do discurso dos materiais educativos selecionados foi realizada a partir das concepções de Michel Foucault, considerando a importância de se visualizar o funcionamento do discurso para compreensão das relações de poder-saber. A construção do texto, "tecido" na confluência de saberes e poderes, foi compreendida como uma possibilidade de transformações e retransformações, ao serem elaboradas experiências singulares na relação com as transformações da linguagem.
Nesta pesquisa, consideramos o termo "Saúde-Educação" como a área de interação entre a "Educação" e a "Saúde". Assim, considerando a necessidade de construção de outros olhares nesta área, objetivamos compreender o funcionamento do discurso em materiais educativos de campanhas preventivas, mas também, buscamos transformações de nossas próprias concepções pelas experiências de construir a pesquisa e o texto, apresentando-se então como um movimento de olhar para nosso próprio contexto e trajetória. Apesar de ser considerada uma "pesquisa qualitativa", procuramos caminhar além da dicotomização quantitativo versus qualitativo, além de apreensões e aplicações de técnicas metodológicas padronizadas, além do estabelecimento de passos completamente pré-determinados. A partir da observação, durante os meses de junho a setembro de 2011, dos materiais educativos de campanhas preventivas disponibilizados no site do Ministério da Saúde, foram selecionados para análise os materiais educativos que se relacionavam à “saúde†no sentido de “produzir (mais) saúdeâ€, de “construir corpos (mais) saudáveisâ€. A análise do discurso dos materiais educativos selecionados foi realizada a partir das concepções de Michel Foucault, considerando a importância de se visualizar o funcionamento do discurso para compreensão das relações de poder-saber. A construção do texto, "tecido" na confluência de saberes e poderes, foi compreendida como uma possibilidade de transformações e retransformações, ao serem elaboradas experiências singulares na relação com as transformações da linguagem.
Palavras Chave
Saúde-Educação; Discurso; Linguagem; Poder; Saber; Experiência.
Saúde-Educação; Discurso; Linguagem; Poder; Saber; Experiência.
Classificações
Nível escolar
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Foco Temático
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