A educação ambiental no contexto da cidade educadora: a experiência de Sorocaba.
Título
A educação ambiental no contexto da cidade educadora: a experiência de Sorocaba.
A educação ambiental no contexto da cidade educadora: a experiência de Sorocaba.
Autor
Roberto Martinez
Roberto Martinez
Orientação
Luis Antonio Groppo
Luis Antonio Groppo
Instituição
UNISAL
UNISAL
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2011
2011
Cidade / UF
Americana/SP
Americana/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo principal responder às seguintes perguntas: De que forma aEducação Ambiental (EA) poderia ser tratada em uma cidade educadora Os projetos de EA desenvolvidos no município de Sorocaba (São Paulo) estão em consonância com as propostas da Cidade Educadora Subentendem-se para esta pesquisa os projetos de EA, desenvolvidos na rede escolar formal, diretamente, e na comunidade não formal ou informalmente com ação ou participação das Secretarias Municipais daEducação, do Meio Ambiente, ou de ambas em parceria entre si, ou com outras instituições ou Organizações não Governamentais que atuam no município. Delimitou-se o período da pesquisa compreendido desde a aprovação do projeto de lei, autorizando a adesão do município à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) - 29/6/2006 - pela Câmara Municipal de Sorocaba, até o presente momento. Para tal, inicialmente, por meio de pesquisa bibliográfica, definiu-se Cidade Educadora partindo-se do conceito básico de cidade - e qual o modelo educacional que mais se adaptaria a esta proposta. A pesquisa bibliográfica foi direcionada, também, para um breve estudo sobre a Ecologização das Sociedades, abordando um histórico sobre o desenvolvimento da ecologia e das concepções de EA, sua evolução no mundo e no Brasil. A partir daí, definiu-se que a Ecopedagogia seria a concepção mais adequada à proposta educacional de Sorocaba. A pesquisa de campo, por meio de entrevistas realizadas com educadores, gestores, autoridades responsáveis por estas ações nas referidas secretarias do município e membros da sociedade civil, envolvidos em projetos de EA, bem como consultas a documentos e publicações no Jornal do Município, levou à tomada de conhecimento dos projetos em EA desenvolvidos no período estabelecido. Ao final, confrontando-se a prática realizada nestes projetos com o referencial teórico que define Educação Ambiental no contexto da Cidade Educadora, foi possível concluir que Sorocaba apresenta projetos e programas alinhados à proposta da Cidade Educadora.
Esta pesquisa tem como objetivo principal responder às seguintes perguntas: De que forma aEducação Ambiental (EA) poderia ser tratada em uma cidade educadora Os projetos de EA desenvolvidos no município de Sorocaba (São Paulo) estão em consonância com as propostas da Cidade Educadora Subentendem-se para esta pesquisa os projetos de EA, desenvolvidos na rede escolar formal, diretamente, e na comunidade não formal ou informalmente com ação ou participação das Secretarias Municipais daEducação, do Meio Ambiente, ou de ambas em parceria entre si, ou com outras instituições ou Organizações não Governamentais que atuam no município. Delimitou-se o período da pesquisa compreendido desde a aprovação do projeto de lei, autorizando a adesão do município à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) - 29/6/2006 - pela Câmara Municipal de Sorocaba, até o presente momento. Para tal, inicialmente, por meio de pesquisa bibliográfica, definiu-se Cidade Educadora partindo-se do conceito básico de cidade - e qual o modelo educacional que mais se adaptaria a esta proposta. A pesquisa bibliográfica foi direcionada, também, para um breve estudo sobre a Ecologização das Sociedades, abordando um histórico sobre o desenvolvimento da ecologia e das concepções de EA, sua evolução no mundo e no Brasil. A partir daí, definiu-se que a Ecopedagogia seria a concepção mais adequada à proposta educacional de Sorocaba. A pesquisa de campo, por meio de entrevistas realizadas com educadores, gestores, autoridades responsáveis por estas ações nas referidas secretarias do município e membros da sociedade civil, envolvidos em projetos de EA, bem como consultas a documentos e publicações no Jornal do Município, levou à tomada de conhecimento dos projetos em EA desenvolvidos no período estabelecido. Ao final, confrontando-se a prática realizada nestes projetos com o referencial teórico que define Educação Ambiental no contexto da Cidade Educadora, foi possível concluir que Sorocaba apresenta projetos e programas alinhados à proposta da Cidade Educadora.
Palavras Chave
educação; educação ambiental; cidade educadora.
educação; educação ambiental; cidade educadora.
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