A Inserção da Disciplina de Química Ambiental nos Cursos de Graduação em Química

Título
A Inserção da Disciplina de Química Ambiental nos Cursos de Graduação em Química
Autor
Flávia Martins
Orientação
Carmem Lúcia Costa Amaral
Instituição
UNICSUL
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2011
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho surge da necessidade de entendimento sobre o por que e como a Disciplina de Química Ambiental vem sendo inserida nos cursos de Graduação em Química, tanto bacharelado quanto licenciatura. As questões ambientais – causas, consequências, preservação e relação do homem com o meio ambiente – precisam ser discutidas na formação do profissional da Química, pela sua atuação no mercado de trabalho, tanto na industria, na pesquisa e na educação. Tem como objetivos investigar como e por que se deu a inserção da DQA no currículo dos cursos de Graduação em Química (Bacharelado e Licenciatura) e qual o cenário atual desta disciplina no Estado de São Paulo. Utilizamos como referencial teórico Ivor Goodson e seus estudos sobre a História da Disciplina, para entendimento da história da DQA, e autores como Lopes, Zuin, Lenardão, Andrade et al, Pinto et al, e outros que nos auxiliaram no entendimento da “ambientalização” do currículo e na formação dos profissionais de química com visão ambiental. Para tanto usou-se a análise documental e o levantamento bibliográfico dialogando com os autores Lüdke e André, Gil, Markoni e Lakatos entre outros. Os resultados e as discussões mostram o panorama legal na instituição de uma disciplina no currículo e também o cenário atual da disciplina Química Ambiental nos cursos de Graduação em Química no Estado de São Paulo. Aspectos positivos foram levantados, como por exemplo, que a inserção da disciplina Química Ambiental vem sendo realizada mesmo que paulatinamente, conforme demonstram as ementas dos cursos de graduação em Química. E entre os aspectos negativos pode-se citar que esta disciplina ainda não está realmente formalizada, sendo que se observa grande variação na composição das ementas analisadas.
Palavras Chave
Química ambiental; História da disciplina; Ensino superior.

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