A Inserção da Disciplina de Química Ambiental nos Cursos de Graduação em Química
Título
A Inserção da Disciplina de Química Ambiental nos Cursos de Graduação em Química
A Inserção da Disciplina de Química Ambiental nos Cursos de Graduação em Química
Autor
Flávia Martins
Flávia Martins
Orientação
Carmem Lúcia Costa Amaral
Carmem Lúcia Costa Amaral
Instituição
UNICSUL
UNICSUL
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2011
2011
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho surge da necessidade de entendimento sobre o por que e como a Disciplina de QuÃmica Ambiental vem sendo inserida nos cursos de Graduação em QuÃmica, tanto bacharelado quanto licenciatura. As questões ambientais – causas, consequências, preservação e relação do homem com o meio ambiente – precisam ser discutidas na formação do profissional da QuÃmica, pela sua atuação no mercado de trabalho, tanto na industria, na pesquisa e na educação. Tem como objetivos investigar como e por que se deu a inserção da DQA no currÃculo dos cursos de Graduação em QuÃmica (Bacharelado e Licenciatura) e qual o cenário atual desta disciplina no Estado de São Paulo. Utilizamos como referencial teórico Ivor Goodson e seus estudos sobre a História da Disciplina, para entendimento da história da DQA, e autores como Lopes, Zuin, Lenardão, Andrade et al, Pinto et al, e outros que nos auxiliaram no entendimento da “ambientalização†do currÃculo e na formação dos profissionais de quÃmica com visão ambiental. Para tanto usou-se a análise documental e o levantamento bibliográfico dialogando com os autores Lüdke e André, Gil, Markoni e Lakatos entre outros. Os resultados e as discussões mostram o panorama legal na instituição de uma disciplina no currÃculo e também o cenário atual da disciplina QuÃmica Ambiental nos cursos de Graduação em QuÃmica no Estado de São Paulo. Aspectos positivos foram levantados, como por exemplo, que a inserção da disciplina QuÃmica Ambiental vem sendo realizada mesmo que paulatinamente, conforme demonstram as ementas dos cursos de graduação em QuÃmica. E entre os aspectos negativos pode-se citar que esta disciplina ainda não está realmente formalizada, sendo que se observa grande variação na composição das ementas analisadas.
Este trabalho surge da necessidade de entendimento sobre o por que e como a Disciplina de QuÃmica Ambiental vem sendo inserida nos cursos de Graduação em QuÃmica, tanto bacharelado quanto licenciatura. As questões ambientais – causas, consequências, preservação e relação do homem com o meio ambiente – precisam ser discutidas na formação do profissional da QuÃmica, pela sua atuação no mercado de trabalho, tanto na industria, na pesquisa e na educação. Tem como objetivos investigar como e por que se deu a inserção da DQA no currÃculo dos cursos de Graduação em QuÃmica (Bacharelado e Licenciatura) e qual o cenário atual desta disciplina no Estado de São Paulo. Utilizamos como referencial teórico Ivor Goodson e seus estudos sobre a História da Disciplina, para entendimento da história da DQA, e autores como Lopes, Zuin, Lenardão, Andrade et al, Pinto et al, e outros que nos auxiliaram no entendimento da “ambientalização†do currÃculo e na formação dos profissionais de quÃmica com visão ambiental. Para tanto usou-se a análise documental e o levantamento bibliográfico dialogando com os autores Lüdke e André, Gil, Markoni e Lakatos entre outros. Os resultados e as discussões mostram o panorama legal na instituição de uma disciplina no currÃculo e também o cenário atual da disciplina QuÃmica Ambiental nos cursos de Graduação em QuÃmica no Estado de São Paulo. Aspectos positivos foram levantados, como por exemplo, que a inserção da disciplina QuÃmica Ambiental vem sendo realizada mesmo que paulatinamente, conforme demonstram as ementas dos cursos de graduação em QuÃmica. E entre os aspectos negativos pode-se citar que esta disciplina ainda não está realmente formalizada, sendo que se observa grande variação na composição das ementas analisadas.
Palavras Chave
Química ambiental; História da disciplina; Ensino superior.
Química ambiental; História da disciplina; Ensino superior.
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