A educação ambiental em escola da rede pública: teoria e prática do professor do Ensino Fundamental.

Título
A educação ambiental em escola da rede pública: teoria e prática do professor do Ensino Fundamental.
Autor
Sueli Fernandes Martins
Orientação
Marilia Luiza Peluso
Instituição
UNB
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2011
Cidade / UF
Brasília/DF
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A presente pesquisa investigou a relação entre a teoria e a prática do professor do ensino fundamental da rede publica de ensino que desenvolve projetos de Educação Ambiental em duas escolas urbanas e uma escola rural do ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal. Dada à complexidade do tema escolhido, recorreu-se à abordagem qualitativa multirreferenciada. As informações foram coletadas por meio da observação participante, da entrevista, do diário de campo, do questionário e dos documentos oficiais. O referencial teórico foi construído com a contribuição de autores que possuem publicações na área de Educação,Educação Ambiental e Geografia; nas recomendações, decisões e tratados internacionais sobre o tema e na legislação brasileira específica do tema. No campo teórico, o estudo analisou as diferentes formas de compreensão e significação das relações entre a sociedade e a natureza, ao longo da história da humanidade; as diferentes concepções de educação e de educação ambiental e, nos casos específicos das escolas pesquisadas, os documentos produzidos por elas. No campo prático, fez-se um estudo de caso do desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental (EA) como tema transversal, em uma perspectiva interdisciplinar, nas instituições de ensino selecionadas. Nas escolas urbanas, a investigação de campo revelou a existência de uma dissociação entre o que está escrito nos projetos e o que, de fato, as escolas realizaram no seu cotidiano. No espaço urbano, mesmo bem intencionadas, as atividades realizadas não atingiram os objetivos que orientam a EA. Na escola rural, as ações pedagógicas desenvolvidas comtemplaram os objetivos da EA por estarem voltadas às necessidades e aos interesses da comunidade por ela assistida e por contar com um grupo diferenciado de professores. A pesquisa concluiu que os principais obstáculos enfrentados pelas escolas na implementação dos projetos relacionam-se ao desconhecimento dos princípios norteadores da EA pelos professores, havendo uma necessidade de uma adequação dos currículos de formação inicial do docente da Educação Básica e uma permanente formação continuada dos docentes.
Palavras Chave
Ensino Fundamental; educação ambienta; projetos de EA; forma.

Classificações

Nível escolar
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Foco Temático
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