Uma percepção geográfica sobre práticas pedagógicas de educação ambiental em unidades escolares e unidades de conservação: escolas da área de planejamento 4 e o Parque Estadual da Pedra Branca-RJ.
Título
Uma percepção geográfica sobre práticas pedagógicas de educação ambiental em unidades escolares e unidades de conservação: escolas da área de planejamento 4 e o Parque Estadual da Pedra Branca-RJ.
Uma percepção geográfica sobre práticas pedagógicas de educação ambiental em unidades escolares e unidades de conservação: escolas da área de planejamento 4 e o Parque Estadual da Pedra Branca-RJ.
Autor
Geane Kelly de Brito Martins
Geane Kelly de Brito Martins
Orientação
Vivian Castilho da Costa
Vivian Castilho da Costa
Instituição
UERJ
UERJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Tecnologia e Ciências
Centro de Tecnologia e Ciências
Ano
2012
2012
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A presente dissertação apresenta a importância do trabalho de Educação Ambiental priorizando as Unidades Escolares, como fio mediador no processo de preservação do meio ambiente, principalmente nas Unidades de Conservação. A pesquisa foi realizada através da percepção do meio ambiente aplicando-se a este processo dois conceitos chaves da Geografia: Paisagem e Lugar; onde foram propostas atividades de práticas pedagógicas com intuito de promover a interação mais efetiva sobre a preservação das Unidades de Conservação, por parte dos atores nas Unidades Escolares (professores e alunos). O presente estudo focou-se como recorte espacial no Parque Estadual da Pedra Branca - PEPB, encravado na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro e com as Unidades Escolares em seu entorno inseridas na Baixada de Jacarepaguá (vertente leste do Maciço da Pedra Branca) e na Área de Planejamento 4 - AP4. O PEPB é considerado a maior floresta urbana sobre proteção legal do Brasil, e é coberto por 12.500 hectares de vegetação de Mata Atlântica, considerada um dos Hotspots mais ameaçados do Brasil, ou seja, área considerada com alta biodiversidade, que sofre com processos de degradação ambiental, tornando-se então um "Lugar" de extrema importância para ser trabalhado nas Unidades Escolares, principalmente as que estão localizadas no seu entorno. Para realização do presente estudo, a metodologia baseou-se na pesquisa ação-reflexão-ação, cujo objetivo principal é instrumentalizar todos os atores sociais envolvidos: Comunidade Escolar, Gestores da Unidade de Conservação, Comunidade local, incluindo também o meio acadêmico, através dos projetos extensionistas, a uma reflexão e consequentemente elaboração de ações sobre as condições do ambiente abordado, através da percepção do meio ambiente. Quanto à realização das atividades de práticas pedagógicas foi adotado o método da "Atividade Sequencial", elaborado por Cornell (2008), que permitiu a aplicação dos conceitos de Paisagem e Lugar, levando a uma reflexão dos alunos e professores regentes que participaram destas atividades sobre a valorização e a necessidade de preservação de um "lugar" que ainda apresenta em sua "paisagem" grande parte do Bioma de Mata Atlântica. Antecedendo a aplicação da "Atividade Sequencial", os professores e seus respectivos alunos, de cada escola trabalhada responderam a um questionário onde relataram a importância da realização de trabalhos ligados às questões ambientais. Após cada encontro das atividades práticas, foram aplicados questionários com os alunos e no último encontro, também com seus respectivos professores regente, foi possível realizar uma avaliação final das atividades, onde foram sugeridas novas práticas, pontos relevantes observados durante todo o desenvolvimento do trabalho. Finalizando foram elaborados gráficos e tabelas comparativas em relação aos resultados apresentados em cada Unidade Escolar, onde foi possível avaliar os objetivos alcançados com a proposta das atividades, destacar os pontos que necessitam de ajustes, principalmente na elaboração de algumas atividades, direcionando-as, mas de acordo com cada segmento escolar, a fim de ampliar o nível de entusiasmo e participação na realização das mesmas. Os resultados dos questionários finais foram fundamentais para as considerações finais do presente estudo, uma vez que contribuíram para elaboração de medidas mitigadoras que permitam a continuação neste ramo de pesquisa e principalmente atendam ao objetivo principal.
A presente dissertação apresenta a importância do trabalho de Educação Ambiental priorizando as Unidades Escolares, como fio mediador no processo de preservação do meio ambiente, principalmente nas Unidades de Conservação. A pesquisa foi realizada através da percepção do meio ambiente aplicando-se a este processo dois conceitos chaves da Geografia: Paisagem e Lugar; onde foram propostas atividades de práticas pedagógicas com intuito de promover a interação mais efetiva sobre a preservação das Unidades de Conservação, por parte dos atores nas Unidades Escolares (professores e alunos). O presente estudo focou-se como recorte espacial no Parque Estadual da Pedra Branca - PEPB, encravado na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro e com as Unidades Escolares em seu entorno inseridas na Baixada de Jacarepaguá (vertente leste do Maciço da Pedra Branca) e na Área de Planejamento 4 - AP4. O PEPB é considerado a maior floresta urbana sobre proteção legal do Brasil, e é coberto por 12.500 hectares de vegetação de Mata Atlântica, considerada um dos Hotspots mais ameaçados do Brasil, ou seja, área considerada com alta biodiversidade, que sofre com processos de degradação ambiental, tornando-se então um "Lugar" de extrema importância para ser trabalhado nas Unidades Escolares, principalmente as que estão localizadas no seu entorno. Para realização do presente estudo, a metodologia baseou-se na pesquisa ação-reflexão-ação, cujo objetivo principal é instrumentalizar todos os atores sociais envolvidos: Comunidade Escolar, Gestores da Unidade de Conservação, Comunidade local, incluindo também o meio acadêmico, através dos projetos extensionistas, a uma reflexão e consequentemente elaboração de ações sobre as condições do ambiente abordado, através da percepção do meio ambiente. Quanto à realização das atividades de práticas pedagógicas foi adotado o método da "Atividade Sequencial", elaborado por Cornell (2008), que permitiu a aplicação dos conceitos de Paisagem e Lugar, levando a uma reflexão dos alunos e professores regentes que participaram destas atividades sobre a valorização e a necessidade de preservação de um "lugar" que ainda apresenta em sua "paisagem" grande parte do Bioma de Mata Atlântica. Antecedendo a aplicação da "Atividade Sequencial", os professores e seus respectivos alunos, de cada escola trabalhada responderam a um questionário onde relataram a importância da realização de trabalhos ligados às questões ambientais. Após cada encontro das atividades práticas, foram aplicados questionários com os alunos e no último encontro, também com seus respectivos professores regente, foi possível realizar uma avaliação final das atividades, onde foram sugeridas novas práticas, pontos relevantes observados durante todo o desenvolvimento do trabalho. Finalizando foram elaborados gráficos e tabelas comparativas em relação aos resultados apresentados em cada Unidade Escolar, onde foi possível avaliar os objetivos alcançados com a proposta das atividades, destacar os pontos que necessitam de ajustes, principalmente na elaboração de algumas atividades, direcionando-as, mas de acordo com cada segmento escolar, a fim de ampliar o nível de entusiasmo e participação na realização das mesmas. Os resultados dos questionários finais foram fundamentais para as considerações finais do presente estudo, uma vez que contribuíram para elaboração de medidas mitigadoras que permitam a continuação neste ramo de pesquisa e principalmente atendam ao objetivo principal.
Palavras Chave
educação ambiental; paisagem; lugar.
educação ambiental; paisagem; lugar.
Classificações
Nível escolar
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Área do conteudo
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Foco Temático
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