Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: uma experiência para o ensino do sistema nervoso
Título
Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: uma experiência para o ensino do sistema nervoso
Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: uma experiência para o ensino do sistema nervoso
Autor
Elisângela Karine Martins
Elisângela Karine Martins
Orientação
Rita de Cássia da Luz Stadler
Rita de Cássia da Luz Stadler
Instituição
UTFPR
UTFPR
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
-
-
Ano
2012
2012
Cidade / UF
Ponta Grossa/PR
Ponta Grossa/PR
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
As Histórias em Quadrinhos (HQs) caracterizam-se pela linguagem próxima da realidade dos alunos, pela aparência lúdica, o que as torna um veÃculo de comunicação poderoso que, além de ter riqueza de conteúdos e possibilidade de explorar muitos significados, é bem aceita pelos estudantes, que se sentem estimulados a aprender. Assim, a presente pesquisa objetivou identificar as contribuições desse gênero textual no Ensino de Ciências, especificamente para o estudo do Sistema Nervoso, no 5º ano do ensino fundamental I. O trabalho foi desenvolvido com um grupo de dezessete alunos em uma escola da rede privada do municÃpio de Ponta Grossa – PR. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa e aplicada, tendo como suporte teórico os estudos de Waldomiro Vergueiro, Miriam Krasilchik e Nélio Bizzo. Os resultados obtidos demonstraram a importância da leitura, do uso e da construção de HQs na consolidação de esquemas mentais que organizem o aprendido. A riqueza de detalhes das histórias produzidas pelos alunos são um indicador de que a confecção e uso de HQs estimula e desperta a vontade de aprender do educando, configurando a aprendizagem. Como produto final dessa dissertação, confeccionou-se um roteiro com sugestões para os professores do Ensino Fundamental I de como utilizar Histórias em Quadrinhos no Ensino de Ciências.
As Histórias em Quadrinhos (HQs) caracterizam-se pela linguagem próxima da realidade dos alunos, pela aparência lúdica, o que as torna um veÃculo de comunicação poderoso que, além de ter riqueza de conteúdos e possibilidade de explorar muitos significados, é bem aceita pelos estudantes, que se sentem estimulados a aprender. Assim, a presente pesquisa objetivou identificar as contribuições desse gênero textual no Ensino de Ciências, especificamente para o estudo do Sistema Nervoso, no 5º ano do ensino fundamental I. O trabalho foi desenvolvido com um grupo de dezessete alunos em uma escola da rede privada do municÃpio de Ponta Grossa – PR. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa e aplicada, tendo como suporte teórico os estudos de Waldomiro Vergueiro, Miriam Krasilchik e Nélio Bizzo. Os resultados obtidos demonstraram a importância da leitura, do uso e da construção de HQs na consolidação de esquemas mentais que organizem o aprendido. A riqueza de detalhes das histórias produzidas pelos alunos são um indicador de que a confecção e uso de HQs estimula e desperta a vontade de aprender do educando, configurando a aprendizagem. Como produto final dessa dissertação, confeccionou-se um roteiro com sugestões para os professores do Ensino Fundamental I de como utilizar Histórias em Quadrinhos no Ensino de Ciências.
Palavras Chave
Ensino de Ciências; Gêneros Textuais; Histórias em Quadrinhos; Sistema Nervoso.
Ensino de Ciências; Gêneros Textuais; Histórias em Quadrinhos; Sistema Nervoso.
Classificações
Nível escolar
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Área do conteudo
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Foco Temático
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