Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: uma experiência para o ensino do sistema nervoso

Título
Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: uma experiência para o ensino do sistema nervoso
Autor
Elisângela Karine Martins
Orientação
Rita de Cássia da Luz Stadler
Instituição
UTFPR
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
-
Ano
2012
Cidade / UF
Ponta Grossa/PR
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
As Histórias em Quadrinhos (HQs) caracterizam-se pela linguagem próxima da realidade dos alunos, pela aparência lúdica, o que as torna um veículo de comunicação poderoso que, além de ter riqueza de conteúdos e possibilidade de explorar muitos significados, é bem aceita pelos estudantes, que se sentem estimulados a aprender. Assim, a presente pesquisa objetivou identificar as contribuições desse gênero textual no Ensino de Ciências, especificamente para o estudo do Sistema Nervoso, no 5º ano do ensino fundamental I. O trabalho foi desenvolvido com um grupo de dezessete alunos em uma escola da rede privada do município de Ponta Grossa – PR. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa e aplicada, tendo como suporte teórico os estudos de Waldomiro Vergueiro, Miriam Krasilchik e Nélio Bizzo. Os resultados obtidos demonstraram a importância da leitura, do uso e da construção de HQs na consolidação de esquemas mentais que organizem o aprendido. A riqueza de detalhes das histórias produzidas pelos alunos são um indicador de que a confecção e uso de HQs estimula e desperta a vontade de aprender do educando, configurando a aprendizagem. Como produto final dessa dissertação, confeccionou-se um roteiro com sugestões para os professores do Ensino Fundamental I de como utilizar Histórias em Quadrinhos no Ensino de Ciências.
Palavras Chave
Ensino de Ciências; Gêneros Textuais; Histórias em Quadrinhos; Sistema Nervoso.

Classificações

Nível escolar
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Área do conteudo
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Foco Temático
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