Relações Raciais em Livros Didáticos de Ciências
Título
Relações Raciais em Livros Didáticos de Ciências
Relações Raciais em Livros Didáticos de Ciências
Autor
Ana Lúcia Mathias
Ana Lúcia Mathias
Orientação
Paulo Vinicius Baptista da Silva
Paulo Vinicius Baptista da Silva
Instituição
UFPR
UFPR
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Setor de Educação
Setor de Educação
Ano
2011
2011
Cidade / UF
Curitiba/PR
Curitiba/PR
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Na presente pesquisa foram analisadas relações raciais em amostra de livros didáticos de Ciências voltados para as séries finais do ensino fundamental, distribuídos pelo PNLD de 2008 e 2011. Considerando as pesquisas sobre as relações raciais no Brasil, as pesquisas sobre livros didáticos como instrumentos curriculares, os documentos oficiais e as pesquisas sobre o Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD), a pesquisa buscou responder ao seguinte problema de pesquisa: que formas de hierarquização racial, especialmente entre brancos (as) e negros (as), são observadas em amostra de livros didáticos de ciências distribuídos pelo PNLD nos anos de 2008 e 2011 As pesquisas sobre o tema centram-se principalmente em livros de História e Língua Portuguesa e apontam que as mudanças nos discursos racistas foram relativamente tênues na última década. Por outro lado os editais do PNLD de 2008 e de 2011 incorporaram as prescrições legais do artigo 26ª da LDB, da Resolução 01/04 e do Perecer 03/04 do CNE, podendo ter repercutido em mudanças nos livro didáticos. Foram submetidos á análise de conteúdo as ilustrações de 11 livros didáticos de ciências, distribuídos pelo PNLD de 2008 e 2011. Definimos trabalhar com os livros destinados à 7ª série (8º ano) em função do conteúdo, via de regra abordando o corpo humano. Foram identificados 410 personagens brancos e 89 personagens negros nas ilustrações dos livros. Apesar da sub-representação de personagens negros foram identificadas diversas formas de valorização de tais personagens nas ilustrações, associando negros a contextos e atividades diversas, apresentando personagens em situação favorável e em relações familiares e apresentando personagens negros como representantes da espécie humana, rompendo com a branquidade normativa.
Na presente pesquisa foram analisadas relações raciais em amostra de livros didáticos de Ciências voltados para as séries finais do ensino fundamental, distribuídos pelo PNLD de 2008 e 2011. Considerando as pesquisas sobre as relações raciais no Brasil, as pesquisas sobre livros didáticos como instrumentos curriculares, os documentos oficiais e as pesquisas sobre o Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD), a pesquisa buscou responder ao seguinte problema de pesquisa: que formas de hierarquização racial, especialmente entre brancos (as) e negros (as), são observadas em amostra de livros didáticos de ciências distribuídos pelo PNLD nos anos de 2008 e 2011 As pesquisas sobre o tema centram-se principalmente em livros de História e Língua Portuguesa e apontam que as mudanças nos discursos racistas foram relativamente tênues na última década. Por outro lado os editais do PNLD de 2008 e de 2011 incorporaram as prescrições legais do artigo 26ª da LDB, da Resolução 01/04 e do Perecer 03/04 do CNE, podendo ter repercutido em mudanças nos livro didáticos. Foram submetidos á análise de conteúdo as ilustrações de 11 livros didáticos de ciências, distribuídos pelo PNLD de 2008 e 2011. Definimos trabalhar com os livros destinados à 7ª série (8º ano) em função do conteúdo, via de regra abordando o corpo humano. Foram identificados 410 personagens brancos e 89 personagens negros nas ilustrações dos livros. Apesar da sub-representação de personagens negros foram identificadas diversas formas de valorização de tais personagens nas ilustrações, associando negros a contextos e atividades diversas, apresentando personagens em situação favorável e em relações familiares e apresentando personagens negros como representantes da espécie humana, rompendo com a branquidade normativa.
Palavras Chave
Livros Didáticos; Relações Raciais; Programa Nacional do Livro Didático; Racismo; Ensino de Ciências.
Livros Didáticos; Relações Raciais; Programa Nacional do Livro Didático; Racismo; Ensino de Ciências.
Classificações
Nível escolar
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Foco Temático
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