Uma proposta integrada de educação ambiental para o Ensino Fundamental.

Título
Uma proposta integrada de educação ambiental para o Ensino Fundamental.
Autor
Herika Bastos de Medeiros
Orientação
Antonio Carlos de Miranda
Instituição
UNIPLI
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2011
Cidade / UF
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo abordar questões ambientais, através do Jogo Computacional, que apresenta procupação com a sobrevivência humana e sua relação com os conteúdos interdisciplinares da 3ª série do Ensino Fundamental (Língua Portuguesa, matemática, História e Geografia). Buscam-se estratégias que aliem a esses conteúdos as questões ambientais, tais como: resíduos sólidos, simetria, sustentabilidade, água, zona urbana e rural, entre outros. Sendo o jogo uma atividade lúdica e motivadora, ele pode ser um instrumento utilizado para servir como base no aprendizado educativo. Nresse sentido, busca-se associar o jogo à Educação Ambiental de forma interdisciplinar. Inicialmente foi feito um levantamento em artigos e revistas, que tem como temática a Educação Ambiental, com objetivo identificar trabalhos acerca do lúdico. Posteriormente constrói-se, através de ferramentas computacionais, dois jogos com os teas "Jogo da Geometria" e "Jogo do Meio Ambiente", os quais propiciam aos usuários terem contato com o conteúdo programático de forma lúdica despertando olhares para a questão ambiental. A seguir, verifica-se a aplicação e utilização do jogo de forma interativa. Acreditamos que os jogos computacionais representam uma importante estratégia do ensino-aprendizagem favorecendo o desenvolvimento cognitivo, a autonomia e aerticulaçãoc om temas interdisciplinares. O produto final dessa dissertação é apresentado em um CD com a inclusão de dois jogos: "Jogo da Geometria e "Jjogo do Meio Ambiente"
Palavras Chave
educação ambiental; jogo computacional; interdisciplinaridade.

Classificações

Nível escolar
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Foco Temático
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