A Abordagem da Dualidade Onda-Partícula em Livros Didáticos de Física do Ensino Médio
Título
A Abordagem da Dualidade Onda-Partícula em Livros Didáticos de Física do Ensino Médio
A Abordagem da Dualidade Onda-Partícula em Livros Didáticos de Física do Ensino Médio
Autor
Graciela Paz Meggiolaro
Graciela Paz Meggiolaro
Orientação
Cátia Maria Nehring
Cátia Maria Nehring
Instituição
UNIJUÍ
UNIJUÍ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2012
2012
Cidade / UF
IJUÍ/RS
IJUÍ/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
A FÃsica, como ciência da natureza, não é algo acabado e nem imutável, pois nenhuma teoria é totalmente consistente, mas sim uma busca de interesses individuais e coletivos, na qual podemos provar, validar conceitos e teorias, na perspectiva de descrever a realidade e permitir a compreensão de fenômenos da natureza. A teoria da dualidade onda-partÃcula é uma representação dessa perspectiva, pois ao longo dos anos muitas foram as discussões em torno da luz, até que se chegasse à concepção atual. Essa pesquisa analisou a proposição da dualidade onda-partÃcula em três coleções de livros didáticos de FÃsica, indicados no Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio – FÃsica, PNLEM/2009, por ser um instrumento dos professores no planejamento de suas aulas e por expressarem formas de socialização dos conceitos. Neste sentido, verificamos como é apresentado o conceito da dualidade onda-partÃcula nesses materiais. O referencial teórico foi constituÃdo através de uma revisão da literatura sobre as controvérsias relativas a natureza da luz e, também, o papel do livro didático como instrumento de planejamento do professor. A metodologia da pesquisa foi baseada nas ideias de Moraes e Galiazzi (2007), referente à Análise Textual Discursiva - ATD, uma vez que a partir de fragmentos retirados dos livros didáticos, organizamos grupos de palavras-chave, por ordem de aproximação e de significados, que emergiram em categorias, que nos ajudaram na organização dos metatextos. Com base na análise buscamos identificar o conceito da dualidade onda-partÃcula através de fragmentos retirados dos livros didáticos. Os resultados apontaram que apenas duas coleções abordaram a teoria da dualidade onda-partÃcula, apresentada como um conceito totalmente novo. E no momento que fizemos a recorrência sobre os conceitos mais abordados, dessas duas coleções, verificamos que o livro didático prioriza as discussões da fÃsica clássica, ou seja, o modelo ondulatório da luz.
A FÃsica, como ciência da natureza, não é algo acabado e nem imutável, pois nenhuma teoria é totalmente consistente, mas sim uma busca de interesses individuais e coletivos, na qual podemos provar, validar conceitos e teorias, na perspectiva de descrever a realidade e permitir a compreensão de fenômenos da natureza. A teoria da dualidade onda-partÃcula é uma representação dessa perspectiva, pois ao longo dos anos muitas foram as discussões em torno da luz, até que se chegasse à concepção atual. Essa pesquisa analisou a proposição da dualidade onda-partÃcula em três coleções de livros didáticos de FÃsica, indicados no Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio – FÃsica, PNLEM/2009, por ser um instrumento dos professores no planejamento de suas aulas e por expressarem formas de socialização dos conceitos. Neste sentido, verificamos como é apresentado o conceito da dualidade onda-partÃcula nesses materiais. O referencial teórico foi constituÃdo através de uma revisão da literatura sobre as controvérsias relativas a natureza da luz e, também, o papel do livro didático como instrumento de planejamento do professor. A metodologia da pesquisa foi baseada nas ideias de Moraes e Galiazzi (2007), referente à Análise Textual Discursiva - ATD, uma vez que a partir de fragmentos retirados dos livros didáticos, organizamos grupos de palavras-chave, por ordem de aproximação e de significados, que emergiram em categorias, que nos ajudaram na organização dos metatextos. Com base na análise buscamos identificar o conceito da dualidade onda-partÃcula através de fragmentos retirados dos livros didáticos. Os resultados apontaram que apenas duas coleções abordaram a teoria da dualidade onda-partÃcula, apresentada como um conceito totalmente novo. E no momento que fizemos a recorrência sobre os conceitos mais abordados, dessas duas coleções, verificamos que o livro didático prioriza as discussões da fÃsica clássica, ou seja, o modelo ondulatório da luz.
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