Caminhos do Cerrado: desenvolvimento e análise de metodologia para o ensino de Ciências em escolas públicas de Jardim - MS.

Título
Caminhos do Cerrado: desenvolvimento e análise de metodologia para o ensino de Ciências em escolas públicas de Jardim - MS.
Autor
Ilzo Audicio Meireles
Orientação
Angela Maria Zanon
Instituição
UFMS
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2012
Cidade / UF
Campo Grande/MS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Esta pesquisa teve por finalidade analisar, através da realização de aula de campo em trilhas já existentes no município de Jardim - MS, concepções e práticas dos professores de Ciências sobre o bioma Cerrado e contribuir com proposição de metodologia para o Ensino de Ciências e Educação Ambiental. A proposta foi analisar possibilidades de método para professores propondo estratégias didáticas com possibilidades para construção de ferramentas pedagógicas para o Ensino de Ciências com apropriação de espaços do bioma Cerrado. A pesquisa se caracteriza pela abordagem qualitativa e delineamento não experimental. Esta se desenvolveu através do curso para formação continuada envolvendo atividades em dois ambientes: sala de aula e trilhas do bioma Cerrado, no atrativo "Buraco das Araras" município de Jardim - MS. Para coleta de dados foram utilizados: questionário semi-estruturado, Planode Ensino I na fase inicial, Plano de Ensino II na fase seguinte - e relatório final. As respostasforam tabuladas e analisadas conforme os princípios metodológicos da Análise do Conteúdo. Os fundamentos que nortearam a teorização dos resultados obedecem à perspectiva da Teoria Histórico-cultural. Os pressupostos conceituais dessa teoria possibilitaram alcance aos procedimentos pedagógicos para o curso, bem como, fundamentos com relação aos processos de ensino e aprendizagem. O curso de formação continuada para professores contemplou também Educação Ambiental considerando a biodiversidade do bioma e a necessidade de estabelecer uma relação com o ambiente. Este curso propôs aplicação de métodos com proposições para construção de ferramentas e estratégias pedagógicas para os professores, que atuam diretamente no Ensino de Ciências. Com base no arcabouço teórico dessa pesquisa foram feitas adaptações para construção do roteiro de aula prática de campo, estrutura do curso de formação continuada e teorização da pesquisa. Nesse curso participaram onze professores licenciados em: Ciências biológicas, Pedagogia, Geografia, História, Letras. A análise dos dados mostrou que a concepção dos professores sobre método e estratégia a priori é potencial, e ao final do curso de formação continuada à concepção se constituiu como real, o que ficou claro conforme os pressupostos da teoria Histórica-cultural.
Palavras Chave
formação docente; método de ensino; ações ambientais.

Classificações

Nível escolar
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Área do conteudo
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Foco Temático
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