Um estudo das representações sociais sobre química de estudantes do ensino médio da educação de jovens e adultos paulistana
Título
Um estudo das representações sociais sobre química de estudantes do ensino médio da educação de jovens e adultos paulistana
Um estudo das representações sociais sobre química de estudantes do ensino médio da educação de jovens e adultos paulistana
Autor
Camila Strictar Pereira
Camila Strictar Pereira
Orientação
Daisy de Brito Rezende
Daisy de Brito Rezende
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Química, Instituto de Física, Institu
Instituto de Química, Instituto de Física, Institu
Ano
2012
2012
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Este estudo tem por objetivo identificar como o termo "Química" se apresenta nas concepções de escolares da Educação de Jovens e Adultos da rede pública estadual de São Paulo. Para isso, foi utilizado como suporte teórico e metodológico a Teoria das Representações Sociais e sua análise estrutural, a Teoria do Núcleo Central. Os dados foram obtidos a partir de questionário, aplicado a 186 estudantes, com faixa etária entre 18 e 58 anos, utilizando-se da técnica de evocação livre de palavras, seguida de hierarquização das mesmas. Para a análise do material coletado, utilizou-se da técnica de Análise de Conteúdo, de Bardin, e da Análise Estrutural das representações sociais, proposta por Abric. Os dados obtidos a partir das questões de livre evocação e hierarquização de palavras permitiram identificar e compreender as relações estabelecidas por estes estudantes para o termo "química", permitindo que se explicitassem os vários possíveis sentidos dessa palavra. De modo geral, os dados indicam uma representação organizada, majoritariamente, na vivência escolar formal com restritas relações ao conhecimento de senso comum e com o cotidiano. A Teoria do Núcleo Central nos apresenta um panorama estrutural da representação social desse grupo, nos indicando que a maioria das palavras citadas refere-se a termos vinculados ao conhecimento formal, englobando evocações referentes à escola e ao formalismo nela encontrado. O conjunto de dados obtido permite supor que essa representação majoritária seja sistematicamente alimentada pelos métodos de ensino, pelo currículo e mesmo pelos materiais didáticos utilizados durante as aulas de Química, e até de outras disciplinas escolares.
Este estudo tem por objetivo identificar como o termo "Química" se apresenta nas concepções de escolares da Educação de Jovens e Adultos da rede pública estadual de São Paulo. Para isso, foi utilizado como suporte teórico e metodológico a Teoria das Representações Sociais e sua análise estrutural, a Teoria do Núcleo Central. Os dados foram obtidos a partir de questionário, aplicado a 186 estudantes, com faixa etária entre 18 e 58 anos, utilizando-se da técnica de evocação livre de palavras, seguida de hierarquização das mesmas. Para a análise do material coletado, utilizou-se da técnica de Análise de Conteúdo, de Bardin, e da Análise Estrutural das representações sociais, proposta por Abric. Os dados obtidos a partir das questões de livre evocação e hierarquização de palavras permitiram identificar e compreender as relações estabelecidas por estes estudantes para o termo "química", permitindo que se explicitassem os vários possíveis sentidos dessa palavra. De modo geral, os dados indicam uma representação organizada, majoritariamente, na vivência escolar formal com restritas relações ao conhecimento de senso comum e com o cotidiano. A Teoria do Núcleo Central nos apresenta um panorama estrutural da representação social desse grupo, nos indicando que a maioria das palavras citadas refere-se a termos vinculados ao conhecimento formal, englobando evocações referentes à escola e ao formalismo nela encontrado. O conjunto de dados obtido permite supor que essa representação majoritária seja sistematicamente alimentada pelos métodos de ensino, pelo currículo e mesmo pelos materiais didáticos utilizados durante as aulas de Química, e até de outras disciplinas escolares.
Palavras Chave
Análise estrutural; Educação de Jovens e Adultos; Ensino Médio; Química; Representação social
Análise estrutural; Educação de Jovens e Adultos; Ensino Médio; Química; Representação social
Classificações
Nível escolar
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Área do conteudo
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Foco Temático
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