A criança nos museus de ciências: análise da exposição Mundo da Criança do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS
Título
A criança nos museus de ciências: análise da exposição Mundo da Criança do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS
A criança nos museus de ciências: análise da exposição Mundo da Criança do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS
Autor
Cynthia Iszlaji
Cynthia Iszlaji
Orientação
Martha Marandino
Martha Marandino
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Química, Instituto de Física, Institu
Instituto de Química, Instituto de Física, Institu
Ano
2012
2012
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O estudo em questão teve como objetivo principal analisar se e como os museus de ciências levam em consideração a criança pequena em suas ações, em especial a exposição. Para tal, a pesquisa visou à compreensão da concepção de criança e infância a partir das mudanças ao longo do tempo, através dos principais teóricos da área. Nesta pesquisa a concepção de criança e infância está fundamentada nas discussões de Vygotsky, cuja teoria caminha numa perspectiva histórico-cultural. A criança que emerge dos estudos dessa teoria é uma criança a ser compreendida como sujeito histórico, social e cultural, uma vez que ela influencia e é influenciada pelos determinantes que constituem a formação social no qual se encontra inserida. A escolha do contexto da pesquisa baseou-se nos resultados do questionário enviado para os museus de ciências brasileiros com objetivo de mapear as instituições que desenvolvem exposições e/ou ações educativas voltadas para o público infantil. Para este projeto, foi selecionada a exposição Mundo da Criança no Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS, por apresentar uma área destinada para crianças pequenas de 3 a 6 anos. Por se configurar como uma pesquisa qualitativa a coleta de dados se deu por meio de entrevistas ao conceptor da exposição investigada, bem como, o supervisor da monitoria e uma monitora, a observação da exposição e análise documental. Para a fundamentação da análise foram criadas categorias, a partir dos pressupostos da teoria históricocultural, de Vygotsky, com o objetivo de caracterizar a concepção de criança apresentada na exposição para crianças pequenas. As categorias elaboradas foram: organização do espaço físico e social, formas de expressão infantil e a formação de conceitos. Dessa forma, a análise foi dividida em três momentos: primeiro foi analisado o espaço museal da exposição como um todo; segundo os aparatos que proporcionam as formas de expressão infantis, como a brincadeira, o desenho, a imaginação; por último os aparatos da exposição estimulam a formação de conceitos. Contudo, é importante destacar são poucos os museus de ciências que possuem exposições destinadas à criança, sendo que a grande maioria atendem este público em atividades pontuais na exposição de longa duração. A exposição estudada apresenta em suas intenções e por meio de seus aparatos e espaço físico, possibilidade de promover o desenvolvimento da criança. Por fim, entendemos que este trabalho contribuir com a determinação de elementos que podem ser considerados pela equipe educativa dos museus como parâmetro para o processo de concepção de uma exposição voltada para criança.
O estudo em questão teve como objetivo principal analisar se e como os museus de ciências levam em consideração a criança pequena em suas ações, em especial a exposição. Para tal, a pesquisa visou à compreensão da concepção de criança e infância a partir das mudanças ao longo do tempo, através dos principais teóricos da área. Nesta pesquisa a concepção de criança e infância está fundamentada nas discussões de Vygotsky, cuja teoria caminha numa perspectiva histórico-cultural. A criança que emerge dos estudos dessa teoria é uma criança a ser compreendida como sujeito histórico, social e cultural, uma vez que ela influencia e é influenciada pelos determinantes que constituem a formação social no qual se encontra inserida. A escolha do contexto da pesquisa baseou-se nos resultados do questionário enviado para os museus de ciências brasileiros com objetivo de mapear as instituições que desenvolvem exposições e/ou ações educativas voltadas para o público infantil. Para este projeto, foi selecionada a exposição Mundo da Criança no Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS, por apresentar uma área destinada para crianças pequenas de 3 a 6 anos. Por se configurar como uma pesquisa qualitativa a coleta de dados se deu por meio de entrevistas ao conceptor da exposição investigada, bem como, o supervisor da monitoria e uma monitora, a observação da exposição e análise documental. Para a fundamentação da análise foram criadas categorias, a partir dos pressupostos da teoria históricocultural, de Vygotsky, com o objetivo de caracterizar a concepção de criança apresentada na exposição para crianças pequenas. As categorias elaboradas foram: organização do espaço físico e social, formas de expressão infantil e a formação de conceitos. Dessa forma, a análise foi dividida em três momentos: primeiro foi analisado o espaço museal da exposição como um todo; segundo os aparatos que proporcionam as formas de expressão infantis, como a brincadeira, o desenho, a imaginação; por último os aparatos da exposição estimulam a formação de conceitos. Contudo, é importante destacar são poucos os museus de ciências que possuem exposições destinadas à criança, sendo que a grande maioria atendem este público em atividades pontuais na exposição de longa duração. A exposição estudada apresenta em suas intenções e por meio de seus aparatos e espaço físico, possibilidade de promover o desenvolvimento da criança. Por fim, entendemos que este trabalho contribuir com a determinação de elementos que podem ser considerados pela equipe educativa dos museus como parâmetro para o processo de concepção de uma exposição voltada para criança.
Palavras Chave
Concepção de infância; Crianças; Educação não-formal; Museu de ciência e tecnologia
Concepção de infância; Crianças; Educação não-formal; Museu de ciência e tecnologia
Classificações
Nível escolar
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Foco Temático
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