Segmentação do do texto de Biologia através da Inserção de Questões: Efeitos sobre a aprendizagem.
Título
Segmentação do do texto de Biologia através da Inserção de Questões: Efeitos sobre a aprendizagem.
Segmentação do do texto de Biologia através da Inserção de Questões: Efeitos sobre a aprendizagem.
Autor
Danielle Dias Novais Pinto
Danielle Dias Novais Pinto
Orientação
Andréa Carla Leite Chaves
Andréa Carla Leite Chaves
Instituição
PUC-MG
PUC-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2011
2011
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A Biologia é uma disciplina complexa que exige o processamento de um grande número de informações pelos alunos, o que pode acarretar dificuldades na aprendizagem. O excesso de informação, às vezes até mesmo desnecessário, pode ser evidenciado nos livros didáticos de Biologia. No presente trabalho foi desenvolvida uma estratégia metodológica visando melhorar o processamento de informações de um conteúdo de Biologia de forma a contribuir com a aprendizagem. A estratégia elaborada envolveu a modificação de um texto de um livro didático de Biologia, para modificar esse texto foi usado um dos princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM), chamado princípio da segmentação. O texto foi segmentado através da inserção de questões de acordo com Graesser, León e Otero (2002). O texto segmentado foi estudado pelos alunos que foram submetidos a um teste de retenção sobre o conteúdo abordado. O teste mostrou que o texto segmentado comparado ao original minimizou a sobrecarga cognitiva intrínseca e melhorou a aprendizagem. Em uma segunda etapa deste trabalho, uma oficina com professores de Biologia foi feita, onde a metodologia utilizada na segmentação de textos foi aplicada e discutida. Os professores que participaram da oficina consideraram a metodologia eficiente e fácil de ser empregada na prática docente. Isso mostra que a metodologia aqui proposta poderá ser útil na redução de dificuldades relacionadas ao ensinoaprendizagem de Biologia.
A Biologia é uma disciplina complexa que exige o processamento de um grande número de informações pelos alunos, o que pode acarretar dificuldades na aprendizagem. O excesso de informação, às vezes até mesmo desnecessário, pode ser evidenciado nos livros didáticos de Biologia. No presente trabalho foi desenvolvida uma estratégia metodológica visando melhorar o processamento de informações de um conteúdo de Biologia de forma a contribuir com a aprendizagem. A estratégia elaborada envolveu a modificação de um texto de um livro didático de Biologia, para modificar esse texto foi usado um dos princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM), chamado princípio da segmentação. O texto foi segmentado através da inserção de questões de acordo com Graesser, León e Otero (2002). O texto segmentado foi estudado pelos alunos que foram submetidos a um teste de retenção sobre o conteúdo abordado. O teste mostrou que o texto segmentado comparado ao original minimizou a sobrecarga cognitiva intrínseca e melhorou a aprendizagem. Em uma segunda etapa deste trabalho, uma oficina com professores de Biologia foi feita, onde a metodologia utilizada na segmentação de textos foi aplicada e discutida. Os professores que participaram da oficina consideraram a metodologia eficiente e fácil de ser empregada na prática docente. Isso mostra que a metodologia aqui proposta poderá ser útil na redução de dificuldades relacionadas ao ensinoaprendizagem de Biologia.
Palavras Chave
Segmentação de texto; Sobrecarga cognitiva; Ensinoaprendizagem de Biologia; Formação de professores.
Segmentação de texto; Sobrecarga cognitiva; Ensinoaprendizagem de Biologia; Formação de professores.
Classificações
Nível escolar
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Foco Temático
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