Química, ambiente e atmosfera : estratégias para formação docente em Química
Título
Química, ambiente e atmosfera : estratégias para formação docente em Química
Química, ambiente e atmosfera : estratégias para formação docente em Química
Autor
Eleandro Adir Philippsen
Eleandro Adir Philippsen
Orientação
Ricardo Gauche
Ricardo Gauche
Instituição
UNB
UNB
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Química
Instituto de Química
Ano
2012
2012
Cidade / UF
Brasília/DF
Brasília/DF
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A questão da relação sujeito-investigador/sujeito-investigado, mormente no que tange ao viés positivista de exigência de separação desses sujeitos, em suposta garantia de objetividade , tornou-se desafio de superação teórico-metodológica, na investigação aqui relatada. Na condição dupla de investigador e de sujeito da ação docente investigada, e buscando mais interpretar do que estritamente medir, orientado pelo porvir/descobrir em oposição à mera constatação, assumimo-nos seres humanos e, portanto, sujeitos a e de valores. O presente trabalho é resultado de pesquisa colaborativa de caráter qualitativo desenvolvida no âmbito do Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UnB) e no contexto de uma disciplina do curso de Licenciatura em Química de uma unidade universitária da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Entendemos a formação inicial como um espaço institucional que merece especial atenção, no sentido de propiciar aos licenciandos domínio conceitual e de estratégias que contemplem as necessidades atuais impostas ao trabalho docente, incluindo as que envolvem Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A formação inicial foi aqui investigada, por meio da elaboração de proposição para o estabelecimento de parâmetros necessários ao desenvolvimento de estratégias que preparem, conceitual e metodologicamente, futuros professores de Química para a atividade docente, com ênfase em Química e Ambiente, mais especificamente no âmbito do tema: atmosfera. Procurando melhorar o processo ensino-aprendizagem de uma disciplina de conteúdo químico , junto a uma turma do 4.º e último ano do curso, foram propostas atividades de cunho experimental e em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). No contexto proposto para o desenvolvimento da presente pesquisa, foram elaborados 30 (trinta) itens que versavam sobre questões vivenciadas durante a realização das atividades. O instrumento de pesquisa denominado enquete foi disponibilizado no AVA-Moodle e teve por objetivo obter uma visão geral e aproximada do envolvimento dos licenciandos ao longo processo, com avaliação da estratégia desenvolvida, com uso de Escala Likert. Para o fechamento de coleta de informações e para melhor compreendermos nossa investigação, optamos por utilizar Grupo de Discussão. Segundo Weller (2010), o desenvolvimento dos grupos de discussão [...] não se constitui apenas como uma técnica de coleta de dados, mas como um método de investigação (p. 55), tem por objetivo, a obtenção de dados que possibilitem a análise do contexto ou do meio social dos entrevistados, assim como de suas visões de mundo ou representações coletivas (p. 56). A presente pesquisa tem por finalidade contribuir para formação de futuros professores de Química e apresentar material associado à dissertação do Mestrado no âmbito do qual se desenvolve que sirva de suporte para que outros professores de Ensino Médio, e cursos de Licenciatura em Química, possam fazer uso da proposição desenvolvida. Por fim, refletindo sobre o meu trabalho, no contexto da vivência acadêmica e docente, ratifico a necessidade de compreender melhor a profissão docente e meu trabalho no curso de Licenciatura em Química. Dessa maneira, pesquisar, para mim, tem-se tornado uma necessidade inerente às minhas atividades docentes.
A questão da relação sujeito-investigador/sujeito-investigado, mormente no que tange ao viés positivista de exigência de separação desses sujeitos, em suposta garantia de objetividade , tornou-se desafio de superação teórico-metodológica, na investigação aqui relatada. Na condição dupla de investigador e de sujeito da ação docente investigada, e buscando mais interpretar do que estritamente medir, orientado pelo porvir/descobrir em oposição à mera constatação, assumimo-nos seres humanos e, portanto, sujeitos a e de valores. O presente trabalho é resultado de pesquisa colaborativa de caráter qualitativo desenvolvida no âmbito do Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UnB) e no contexto de uma disciplina do curso de Licenciatura em Química de uma unidade universitária da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Entendemos a formação inicial como um espaço institucional que merece especial atenção, no sentido de propiciar aos licenciandos domínio conceitual e de estratégias que contemplem as necessidades atuais impostas ao trabalho docente, incluindo as que envolvem Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A formação inicial foi aqui investigada, por meio da elaboração de proposição para o estabelecimento de parâmetros necessários ao desenvolvimento de estratégias que preparem, conceitual e metodologicamente, futuros professores de Química para a atividade docente, com ênfase em Química e Ambiente, mais especificamente no âmbito do tema: atmosfera. Procurando melhorar o processo ensino-aprendizagem de uma disciplina de conteúdo químico , junto a uma turma do 4.º e último ano do curso, foram propostas atividades de cunho experimental e em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). No contexto proposto para o desenvolvimento da presente pesquisa, foram elaborados 30 (trinta) itens que versavam sobre questões vivenciadas durante a realização das atividades. O instrumento de pesquisa denominado enquete foi disponibilizado no AVA-Moodle e teve por objetivo obter uma visão geral e aproximada do envolvimento dos licenciandos ao longo processo, com avaliação da estratégia desenvolvida, com uso de Escala Likert. Para o fechamento de coleta de informações e para melhor compreendermos nossa investigação, optamos por utilizar Grupo de Discussão. Segundo Weller (2010), o desenvolvimento dos grupos de discussão [...] não se constitui apenas como uma técnica de coleta de dados, mas como um método de investigação (p. 55), tem por objetivo, a obtenção de dados que possibilitem a análise do contexto ou do meio social dos entrevistados, assim como de suas visões de mundo ou representações coletivas (p. 56). A presente pesquisa tem por finalidade contribuir para formação de futuros professores de Química e apresentar material associado à dissertação do Mestrado no âmbito do qual se desenvolve que sirva de suporte para que outros professores de Ensino Médio, e cursos de Licenciatura em Química, possam fazer uso da proposição desenvolvida. Por fim, refletindo sobre o meu trabalho, no contexto da vivência acadêmica e docente, ratifico a necessidade de compreender melhor a profissão docente e meu trabalho no curso de Licenciatura em Química. Dessa maneira, pesquisar, para mim, tem-se tornado uma necessidade inerente às minhas atividades docentes.
Palavras Chave
Formação de professores; Experimentação no Ensino de Química e Ambiente; Atmosfera; TIC.
Formação de professores; Experimentação no Ensino de Química e Ambiente; Atmosfera; TIC.
Classificações
Nível escolar
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Área do conteudo
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Foco Temático
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