Como os professores de 6º ao 9º anos usam o livro didático de Ciências
Título
Como os professores de 6º ao 9º anos usam o livro didático de Ciências
Como os professores de 6º ao 9º anos usam o livro didático de Ciências
Autor
Fernanda Malta Guimarães
Fernanda Malta Guimarães
Orientação
Jorge Megid Neto
Jorge Megid Neto
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2011
2011
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O uso do livro didático deve proporcionar aos alunos domínio e reflexão dos conhecimentos escolares, de modo a ajudá-los a ampliar sua compreensão da realidade, sua formulação de hipóteses de solução para problemas atuais. Ou seja, o livro didático deve tentar promover nos alunos um exercício de cidadania. Todavia, a literatura científica tem indicado a qualidade precária da grande maioria dos livros didáticos de Ciências no Brasil, muito embora as avaliações periódicas do Programa Nacional do Livro Didático PNLD já alcancem mais de 15 anos no país sem, contudo, conseguirem influir na melhoria profunda da qualidade desses materiais. Os professores, por sua vez, continuam a fazer uso desses materiais, os quais interferem de alguma maneira na qualidade do ensino-aprendizagem de Ciências. Por este motivo, tivemos como objetivo analisar como professores dos 6º aos 9º anos usam o livro didático de Ciências. Para isso, construímos um questionário de pesquisa que foi validado num teste piloto com 10 professores, com o auxílio do software estatístico SPSS. Aplicamos este instrumento a 102 professores de escolas municipais e estaduais da região de Taubaté, sendo os resultados analisados também através do SPSS. Os resultados obtidos indicam que o livro didático é ainda o principal material didático de uso em sala de aula. O trabalho enfatiza ainda o fato de o livro didático ser frequentemente usado pelos professores no que diz respeito aos textos, imagens e exercícios, além de ser o principal recurso dos professores para preparar suas aulas.
O uso do livro didático deve proporcionar aos alunos domínio e reflexão dos conhecimentos escolares, de modo a ajudá-los a ampliar sua compreensão da realidade, sua formulação de hipóteses de solução para problemas atuais. Ou seja, o livro didático deve tentar promover nos alunos um exercício de cidadania. Todavia, a literatura científica tem indicado a qualidade precária da grande maioria dos livros didáticos de Ciências no Brasil, muito embora as avaliações periódicas do Programa Nacional do Livro Didático PNLD já alcancem mais de 15 anos no país sem, contudo, conseguirem influir na melhoria profunda da qualidade desses materiais. Os professores, por sua vez, continuam a fazer uso desses materiais, os quais interferem de alguma maneira na qualidade do ensino-aprendizagem de Ciências. Por este motivo, tivemos como objetivo analisar como professores dos 6º aos 9º anos usam o livro didático de Ciências. Para isso, construímos um questionário de pesquisa que foi validado num teste piloto com 10 professores, com o auxílio do software estatístico SPSS. Aplicamos este instrumento a 102 professores de escolas municipais e estaduais da região de Taubaté, sendo os resultados analisados também através do SPSS. Os resultados obtidos indicam que o livro didático é ainda o principal material didático de uso em sala de aula. O trabalho enfatiza ainda o fato de o livro didático ser frequentemente usado pelos professores no que diz respeito aos textos, imagens e exercícios, além de ser o principal recurso dos professores para preparar suas aulas.
Palavras Chave
Plano Nacional do Livro Didático; Livros didáticos; Ensino de ciências
Plano Nacional do Livro Didático; Livros didáticos; Ensino de ciências
Classificações
Nível escolar
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Área do conteudo
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Foco Temático
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