A Física nas questões no novo ENEM

Título
A Física nas questões no novo ENEM
Autor
Jesusney Silva Hernandes
Orientação
Maria Inês Martins
Instituição
PUC-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2012
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Nosso trabalho se propõe a orientar docentes acerca da Física abordada nas questões do novo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Percebemos essa lacuna em nossa prática docente, reafirmada em levantamento realizado com professores de Física de algumas cidades do sul do estado de Goiás. Estudamos o percurso do ENEM desde sua criação até a modificação em sua estrutura em 2009 e explicitamos outros trabalhos que envolvem Física e ENEM. Por fim, analisamos a Física nas questões do novo ENEM das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ano de 2009 (prova extraviada e prova oficialmente aplicada) e do ano de 2010 (duas provas aplicadas oficialmente). Fizemos um estudo mais geral dos itens em dimensões de análise definidas a priori, tais como: grau de quantificação da questão e conteúdo de Física abordado nas questões. Posteriormente, classificamos as questões por Competência e Habilidade segundo a matriz de referência do Exame e, através da análise de conteúdo de Bardin (2010), propusemos, para cada grupo de itens inseridos em uma dada competência, um agrupamento em categorias. A partir da observação e reflexão das categorias emergentes apresentamos ao longo do texto orientações aos docentes sobre características das situações-problema que abordam alguma Física no novo ENEM. Além disso, através da análise das categorias emergentes, procuramos avaliar a aproximação das questões selecionadas com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Percebemos que muitas orientações que surgiram das categorias emergentes atendem às orientações dos PCN e PCN+. Esperamos ainda que nossa pesquisa contribua para que os docentes alinhem sua prática na direção de um ensino de Física inovador pautado no desenvolvimento de competências e habilidades, proporcionando melhores resultados no novo ENEM.
Palavras Chave
Física e novo ENEM; Competências e Habilidades; Análise de Conteúdo.

Classificações

Nível escolar
Os dados são insuficientes para classificação.
Área do conteudo
Os dados são insuficientes para classificação.
Foco Temático
Os dados são insuficientes para classificação.