Utilizando a pedagogia de projetos para ensinar ciências no Ensino Fundamental II
Título
Utilizando a pedagogia de projetos para ensinar ciências no Ensino Fundamental II
Utilizando a pedagogia de projetos para ensinar ciências no Ensino Fundamental II
Autor
José Adilson dos Santos Guerra
José Adilson dos Santos Guerra
Orientação
Carmem Lúcia Costa Amaral
Carmem Lúcia Costa Amaral
Instituição
UNICSUL
UNICSUL
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2011
2011
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
A pedagogia de projetos é uma mudança de atitude pedagógica fundamentada na concepção de que a aprendizagem ocorre a partir da resolução de situações problemas significativas para o aluno, aproximando-o do seu contexto social e do desenvolvimento de senso crítico. Para a resolução dessas situações problemas, o aluno desenvolve uma pesquisa e durante o processo de sua execução desenvolve conhecimentos específicos de cada área e colaboração, além de valores fundamentais como conduta, competência, habilidades e posturas diante de diversas situações inesperadas. Desta forma procuramos, por meio dessa dissertação, investigar se o desenvolvimento da pedagogia de projetos com alunos do Ensino Fundamental II envolvendo educação ambiental, auxiliaria na melhoria do aproveitamento escolar, se aproximaria os alunos de realidades sócio-culturais por eles desconhecidas e se facilitaria a compreensão e realização de trabalhos interdisciplinares. Participaram da elaboração e desenvolvimento dos projetos vinte e cinco alunos do Colégio Reino de Educação Básica localizado em Serra Negra, SP. Como temática para a preparação dos projetos pelos alunos usamos o tema transversal Meio Ambiente. Os alunos desenvolveram projetos de pesquisa utilizando o tema “Ervas Medicinais”. Cada grupo de aluno escolheu uma erva medicinal de seu interesse e realizou pesquisa tanto bibliográfica quanto entrevistando pessoas mais velhas sobre a utilidade medicinal de cada erva. Em seguida os alunos realizaram o plantio de suas mudas e/ou sementes em um viveiro construído na escola e acompanharam seu desenvolvimento durante doze meses. Depois, colheram suas plantas e prepararam no laboratório de Ciências vários produtos, como por exemplo pomadas e perfumes, os quais foram expostos em uma feira de Ciências preparada pelo colégio para a demonstração dos materiais obtidos por todos os grupos. Os resultados dessa experiência mostraram que, durante o desenvolvimento da metodologia proposta, os alunos se envolveram em uma experiência onde o processo de construção do conhecimento esteve ligado às práticas vividas e isso levou-os ao interesse pela ciências. Outro fator importante observado foi o trabalho em equipe, o que poderia ser um agravante pelo fato de reunir pessoas com pensamentos e atitudes variadas. Contudo, devido ao acompanhamento e orientações, teve ótimo resultado. O sucesso do projeto deixa em aberto uma janela para realização de projetos futuros.
A pedagogia de projetos é uma mudança de atitude pedagógica fundamentada na concepção de que a aprendizagem ocorre a partir da resolução de situações problemas significativas para o aluno, aproximando-o do seu contexto social e do desenvolvimento de senso crítico. Para a resolução dessas situações problemas, o aluno desenvolve uma pesquisa e durante o processo de sua execução desenvolve conhecimentos específicos de cada área e colaboração, além de valores fundamentais como conduta, competência, habilidades e posturas diante de diversas situações inesperadas. Desta forma procuramos, por meio dessa dissertação, investigar se o desenvolvimento da pedagogia de projetos com alunos do Ensino Fundamental II envolvendo educação ambiental, auxiliaria na melhoria do aproveitamento escolar, se aproximaria os alunos de realidades sócio-culturais por eles desconhecidas e se facilitaria a compreensão e realização de trabalhos interdisciplinares. Participaram da elaboração e desenvolvimento dos projetos vinte e cinco alunos do Colégio Reino de Educação Básica localizado em Serra Negra, SP. Como temática para a preparação dos projetos pelos alunos usamos o tema transversal Meio Ambiente. Os alunos desenvolveram projetos de pesquisa utilizando o tema “Ervas Medicinais”. Cada grupo de aluno escolheu uma erva medicinal de seu interesse e realizou pesquisa tanto bibliográfica quanto entrevistando pessoas mais velhas sobre a utilidade medicinal de cada erva. Em seguida os alunos realizaram o plantio de suas mudas e/ou sementes em um viveiro construído na escola e acompanharam seu desenvolvimento durante doze meses. Depois, colheram suas plantas e prepararam no laboratório de Ciências vários produtos, como por exemplo pomadas e perfumes, os quais foram expostos em uma feira de Ciências preparada pelo colégio para a demonstração dos materiais obtidos por todos os grupos. Os resultados dessa experiência mostraram que, durante o desenvolvimento da metodologia proposta, os alunos se envolveram em uma experiência onde o processo de construção do conhecimento esteve ligado às práticas vividas e isso levou-os ao interesse pela ciências. Outro fator importante observado foi o trabalho em equipe, o que poderia ser um agravante pelo fato de reunir pessoas com pensamentos e atitudes variadas. Contudo, devido ao acompanhamento e orientações, teve ótimo resultado. O sucesso do projeto deixa em aberto uma janela para realização de projetos futuros.
Palavras Chave
Pedagogia de projeto; Plantas medicinais; Meio ambiente.
Pedagogia de projeto; Plantas medicinais; Meio ambiente.
Classificações
Nível escolar
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Área do conteudo
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Foco Temático
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