O desenvolvimento moral em aulas de ciências: explorando uma interface de contribuições
Título
O desenvolvimento moral em aulas de ciências: explorando uma interface de contribuições
O desenvolvimento moral em aulas de ciências: explorando uma interface de contribuições
Autor
Julio Cesar Castilho Razera
Julio Cesar Castilho Razera
Orientação
Roberto Nardi
Roberto Nardi
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
Ano
2011
2011
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Na área de Educação em Ciências encontramos diferentes argumentos que convergem para a necessidade de maior atenção sobre as dimensões axiológicas e atitudinais do processo de ensino e aprendizagem das disciplinas científicas. Essa demanda exige uma contínua ampliação e aprofundamento das investigações sobre o tema, porque envolve conhecimentos de domínios teóricos diversos que ainda são carentes nas discussões da área. À luz da psicologia do desenvolvimento e da ética discursiva, este trabalho põe em foco um relevante componente da dimensão atitudinal-axiológica: o desenvolvimento moral dos alunos em aulas de Ciências. Embasados pelas perspectivas sociomorais das teorias de Jean Piaget, Lawrence Kohlberg e Jürgen Habermas, além de outros autores alinhados com esses pressupostos, apresentamos dados teóricos e empíricos que buscam: (i) explorar uma válida e viável correlação de aspectos teórico-práticos laicos e racionais entre as aulas de Ciências e o desenvolvimento moral, permitindo avanços nos conhecimentos sobre formação do pensamento moral, crítico e científico dos estudantes em processo de ensino e aprendizagem de Ciências; (ii) delinear o estado dos trabalhos científicos da área brasileira de Educação em Ciências sobre o assunto desenvolvimento moral. Ao final, o nosso estudo traz evidências de uma interface de contribuições teórico-práticas recíprocas e plausíveis que pode ser delineada entre desenvolvimento moral e aulas de Ciências, mas ainda subestimada nas discussões da área.
Na área de Educação em Ciências encontramos diferentes argumentos que convergem para a necessidade de maior atenção sobre as dimensões axiológicas e atitudinais do processo de ensino e aprendizagem das disciplinas científicas. Essa demanda exige uma contínua ampliação e aprofundamento das investigações sobre o tema, porque envolve conhecimentos de domínios teóricos diversos que ainda são carentes nas discussões da área. À luz da psicologia do desenvolvimento e da ética discursiva, este trabalho põe em foco um relevante componente da dimensão atitudinal-axiológica: o desenvolvimento moral dos alunos em aulas de Ciências. Embasados pelas perspectivas sociomorais das teorias de Jean Piaget, Lawrence Kohlberg e Jürgen Habermas, além de outros autores alinhados com esses pressupostos, apresentamos dados teóricos e empíricos que buscam: (i) explorar uma válida e viável correlação de aspectos teórico-práticos laicos e racionais entre as aulas de Ciências e o desenvolvimento moral, permitindo avanços nos conhecimentos sobre formação do pensamento moral, crítico e científico dos estudantes em processo de ensino e aprendizagem de Ciências; (ii) delinear o estado dos trabalhos científicos da área brasileira de Educação em Ciências sobre o assunto desenvolvimento moral. Ao final, o nosso estudo traz evidências de uma interface de contribuições teórico-práticas recíprocas e plausíveis que pode ser delineada entre desenvolvimento moral e aulas de Ciências, mas ainda subestimada nas discussões da área.
Palavras Chave
Pensamento Moral; Pensamento Crítico; Assuntos Sociocientíficos; Kohlberg; Piaget.
Pensamento Moral; Pensamento Crítico; Assuntos Sociocientíficos; Kohlberg; Piaget.
Classificações
Nível escolar
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