Um estudo do processo de aprendizagem de conceitos de física e química com uma turma de alfabetização: uma unidade de aprendizagem focada no tema cores e vida

Título
Um estudo do processo de aprendizagem de conceitos de física e química com uma turma de alfabetização: uma unidade de aprendizagem focada no tema cores e vida
Autor
Luciane Schwendler Kroth
Orientação
João Bernardes da Rocha Filho
Instituição
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Física
Ano
2011
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Este trabalho consistiu em uma investigação cujo objetivo foi o de compreender o processo de aprendizagem de conceitos de Física e Química em uma turma de alfabetização, com o auxílio de uma Unidade de Aprendizagem (UA) focada em cores e vida. Esta investigação tem como fundamentação teórica a construção e reconstrução de conceitos e os princípios do educar pela pesquisa. O trabalho se desenvolveu com base em uma abordagem qualitativa (naturalística-construtiva) utilizando como método o estudo de caso e a observação participante. Os dados foram coletados por meio de questionários, para a identificação das ideias prévias e posteriores ao desenvolvimento da UA, que foram gráficos, desenhos e símbolos verbais. Além disso, no diário de campo foram registradas as observações da professora. Para a análise e interpretação dos dados resultantes dos questionários e das observações da professora foi utilizada a metodologia Análise Textual Discursiva. Este trabalho propiciou que as estratégias desenvolvidas na investigação resultassem em ampliação do conhecimento na área de educação científica de crianças em período de alfabetização, possibilitando uma melhor compreensão sobre como ocorre a aprendizagem neste nível, com o uso de experimentação no contexto de uma Unidade de Aprendizagem.
Palavras Chave
Ensino de Ciências; Unidade de Aprendizagem; Construção de Conhecimentos; Alfabetização.

Classificações

Nível escolar
Os dados são insuficientes para classificação.
Área do conteudo
Os dados são insuficientes para classificação.
Foco Temático
Os dados são insuficientes para classificação.