Fundamentos éticos e epistemológicos das propostas em torno da ecologia humana.

Título
Fundamentos éticos e epistemológicos das propostas em torno da ecologia humana.
Autor
Magda Pereira Pinto
Orientação
Vera Margarida Lessa Catalao
Instituição
UNB
Grau de Titulação
Doutorado
Ano
2012
Cidade / UF
Brasília/DF
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Esta pesquisa tem como proposta primordial verificar as diversas concepções éticas que envolvem a Ecologia Humana. Para tanto, focalizamos os aspectos históricos e epistemológicos que envolvem o conceito trazendo as diferentes abordagens de autores sobre essa temática. Além da abordagem teórica, também analisamos quatro instituições que trabalham com Ecologia Humana e Ecologia Profunda: a Unipaz, o Instituto Calliandra, a Universidade de Brasília e a Universidade Nova de Lisboa. Como aporte teórico, trouxemos algumas reflexões sobre o paradigma da razão clássica como forma de entender melhor as bases do pensamento clássico que tem influenciado o pensamento moderno e contemporâneo. Também apontamos outras possíveis racionalidades que privilegiam novos paradigmas apoiados na complexidade e na transdisciplinaridade como forma de refletir sobre outras posturas possíveis. Trabalhamos a ética como um dos pontos principais da pesquisa, apontando suas bases conceituais do Ethos e ethos, de morada e costumes. Apresentamos um breve panorama dos ideais éticos que permearam e permeiam nossa história e também trouxemos algumas reflexões sobre concepções da ética ecológica que permitem verificar desde a visão antropocêntrica, do conservacionismo, do biocentrismo, à visão holística e complexa da relação ser humano-natureza. Essas concepções ecológicas nos auxiliaram na análise e reflexão sobre os fundamentos éticos que envolvem as instituições pesquisadas. Sobre Ecologia Humana, apontamos a trajetória histórica do conceito, bem como apontamos as práticas desenvolvidas pelas instituições, as concepções éticoecológicas que norteiam essas práticas e os instrumentos pedagógicos e epistemológicos que são utilizados pelas instituições. O estudo apresentou uma diversidade de abordagens, práticas e reflexões em Ecologia Humana, apontou várias correntes e escolas que abordam o conceito, privilegiando as diferentes dimensões do ambiente, da ação e formação humana. A pesquisa demonstrou que as instituições não-acadêmicas apontam para uma Ecologia Humana profunda segundo a qual privilegiam o desenvolvimento do ser humano, tendo possibilidade de vivenciar as formações numa perspectiva mais complexa e transdisciplinar. As instituições acadêmicas buscam, pela pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade, superar em suas atividades o paradigma positivista, ainda esbarrando nas dificuldades ora das instituições a que estão vinculadas, ora do próprio modelo clássico ainda tão arraigado. Pode-se verificar que todas as instituições estão num movimento aberto de transformação permanente, o que demonstra um movimento de superação do modelo linear mecanicista.
Palavras Chave
ecologia humana; ecologia profunda, ética.

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