O ensino de ciências na pré-escola a partir da literatura infantil: uma proposta de sequência didática

Título
O ensino de ciências na pré-escola a partir da literatura infantil: uma proposta de sequência didática
Autor
Márcia Maria King Rabe
Orientação
Siumara Aparecida de Lima
Instituição
UTFPR
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
-
Ano
2012
Cidade / UF
Ponta Grossa/PR
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Esta pesquisa objetiva apresentar uma proposta de trabalho em que a literatura infantil possa ser utilizada no Ensino de ciências. A proposta é a de um trabalho de aplicação e análise de atividades que abarcam o ensino de ciências e a utilização de livros de literatura infantil. A pesquisa aconteceu em uma instituição pública de educação infantil no município de Castro – PR, envolvendo crianças de 4 a 5 anos de idade. As atividades foram organizadas em uma sequência didática a qual será disponibilizada, posteriormente, no formato de caderno de atividades ou apostila às instituições de educação infantil do mesmo município de atuação da pesquisa e em meios compatíveis e viáveis. Esta pesquisa foi norteada por aspectos legais embasados em documento que direcionam o trabalho na educação infantil, dentre eles, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Como aporte teórico buscou-se refletir sobre a importância da leitura e da literatura nas séries iniciais bem como a importância do ensino de ciências para crianças que estão iniciando sua carreira estudantil. Esta pesquisa teve como resultado a realização de experiências científicas testadas na prática de sala de aula pelas crianças.
Palavras Chave
Educação Infantil; Literatura Infantil; Ensino de Ciências; Sequência Didática.

Classificações

Nível escolar
Os dados são insuficientes para classificação.
Área do conteudo
Os dados são insuficientes para classificação.
Foco Temático
Os dados são insuficientes para classificação.