O ensino de ciências na pré-escola a partir da literatura infantil: uma proposta de sequência didática
Título
O ensino de ciências na pré-escola a partir da literatura infantil: uma proposta de sequência didática
O ensino de ciências na pré-escola a partir da literatura infantil: uma proposta de sequência didática
Autor
Márcia Maria King Rabe
Márcia Maria King Rabe
Orientação
Siumara Aparecida de Lima
Siumara Aparecida de Lima
Instituição
UTFPR
UTFPR
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
-
-
Ano
2012
2012
Cidade / UF
Ponta Grossa/PR
Ponta Grossa/PR
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta pesquisa objetiva apresentar uma proposta de trabalho em que a literatura infantil possa ser utilizada no Ensino de ciências. A proposta é a de um trabalho de aplicação e análise de atividades que abarcam o ensino de ciências e a utilização de livros de literatura infantil. A pesquisa aconteceu em uma instituição pública de educação infantil no municÃpio de Castro – PR, envolvendo crianças de 4 a 5 anos de idade. As atividades foram organizadas em uma sequência didática a qual será disponibilizada, posteriormente, no formato de caderno de atividades ou apostila à s instituições de educação infantil do mesmo municÃpio de atuação da pesquisa e em meios compatÃveis e viáveis. Esta pesquisa foi norteada por aspectos legais embasados em documento que direcionam o trabalho na educação infantil, dentre eles, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Como aporte teórico buscou-se refletir sobre a importância da leitura e da literatura nas séries iniciais bem como a importância do ensino de ciências para crianças que estão iniciando sua carreira estudantil. Esta pesquisa teve como resultado a realização de experiências cientÃficas testadas na prática de sala de aula pelas crianças.
Esta pesquisa objetiva apresentar uma proposta de trabalho em que a literatura infantil possa ser utilizada no Ensino de ciências. A proposta é a de um trabalho de aplicação e análise de atividades que abarcam o ensino de ciências e a utilização de livros de literatura infantil. A pesquisa aconteceu em uma instituição pública de educação infantil no municÃpio de Castro – PR, envolvendo crianças de 4 a 5 anos de idade. As atividades foram organizadas em uma sequência didática a qual será disponibilizada, posteriormente, no formato de caderno de atividades ou apostila à s instituições de educação infantil do mesmo municÃpio de atuação da pesquisa e em meios compatÃveis e viáveis. Esta pesquisa foi norteada por aspectos legais embasados em documento que direcionam o trabalho na educação infantil, dentre eles, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Como aporte teórico buscou-se refletir sobre a importância da leitura e da literatura nas séries iniciais bem como a importância do ensino de ciências para crianças que estão iniciando sua carreira estudantil. Esta pesquisa teve como resultado a realização de experiências cientÃficas testadas na prática de sala de aula pelas crianças.
Palavras Chave
Educação Infantil; Literatura Infantil; Ensino de Ciências; Sequência Didática.
Educação Infantil; Literatura Infantil; Ensino de Ciências; Sequência Didática.
Classificações
Nível escolar
Os dados são insuficientes para classificação.
Os dados são insuficientes para classificação.
Área do conteudo
Os dados são insuficientes para classificação.
Os dados são insuficientes para classificação.
Foco Temático
Os dados são insuficientes para classificação.
Os dados são insuficientes para classificação.