A elaboração de jogos de ecologia por estudantes do ensino médio: perspectivas para a avaliação da aprendizagem no ensino de biologia
Título
A elaboração de jogos de ecologia por estudantes do ensino médio: perspectivas para a avaliação da aprendizagem no ensino de biologia
A elaboração de jogos de ecologia por estudantes do ensino médio: perspectivas para a avaliação da aprendizagem no ensino de biologia
Autor
Márcia Pereira Dutra de Rezende
Márcia Pereira Dutra de Rezende
Orientação
Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
Instituição
UFG
UFG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2012
2012
Cidade / UF
Goiânia/GO
Goiânia/GO
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O objetivo geral dessa pesquisa é conhecer algumas das possibilidades avaliativas decorrentes da elaboração de jogos educativos dentro da disciplina de Biologia por alunos de Ensino Médio. As atividades do projeto aconteceram nas duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio do Colégio CEPAE - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da UFG – Universidade Federal de Goiás, em Goiânia-GO. O conteúdo escolhido para o desenvolvimento da pesquisa foi Relações Ecológicas entre os seres vivos. Realizamos, no inÃcio da pesquisa, a aplicação de um questionário à s duas turmas de terceiro ano, com a intenção de compreender as concepções e preferências dos alunos relacionadas a Jogo, além de descobrir as formas pelas quais eles são avaliados (e como gostariam de ser avaliados) pelos seus professores. Com o inÃcio do estudo de Relações ecológicas, os estudantes foram motivados a inventar seus próprios jogos ou se basear em jogos já existentes, de sua preferência, para adaptar o conteúdo em questão. Esses momentos de elaboração dos jogos foram filmados e, ao final, realizou-se uma apresentação com demonstração dos jogos unindo as duas turmas de 3º ano. Para a análise dos dados que obtivemos optou-se por utilizar o método da Análise Textual Discursiva. Como os resultados dos questionários têm muita ligação com o que observamos durante a elaboração dos jogos, promovemos, na parte primeira dos resultados, uma discussão que se utiliza tantos das respostas dos questionários, como dos momentos transcritos das filmagens. As categorias de análise dessa parte são: O jogo: Concepções e Interações; Relação aluno-tecnologia na elaboração do jogo; O livro didático como principal fonte de pesquisa na elaboração dos jogos; e Ideia de Ecologia expressa nas discussões – Avaliação da aprendizagem. A segunda parte dos resultados descreve alguns jogos elaborados pelos alunos e, assim como a primeira parte, também discute algumas possibilidades avaliativas da atividade. Percebemos que a liberdade caracterÃstica do jogo, que foi dada aos estudantes para a elaboração dos jogos, refletiu positivamente nas suas produções. Entendemos também que, por ser uma primeira experiência com esse tipo de acompanhamento e avaliação, muito mais poderia ter sido aperfeiçoado no sentido de dar um direcionamento maior e oportunizar meios para que os estudantes expressassem mais seus conhecimentos durante a elaboração dos jogos. A análise dos jogos prontos foi, então, apesar de não planejada, uma forte aliada na compreensão do aprendizado dos estudantes.
O objetivo geral dessa pesquisa é conhecer algumas das possibilidades avaliativas decorrentes da elaboração de jogos educativos dentro da disciplina de Biologia por alunos de Ensino Médio. As atividades do projeto aconteceram nas duas turmas de terceiro ano do Ensino Médio do Colégio CEPAE - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da UFG – Universidade Federal de Goiás, em Goiânia-GO. O conteúdo escolhido para o desenvolvimento da pesquisa foi Relações Ecológicas entre os seres vivos. Realizamos, no inÃcio da pesquisa, a aplicação de um questionário à s duas turmas de terceiro ano, com a intenção de compreender as concepções e preferências dos alunos relacionadas a Jogo, além de descobrir as formas pelas quais eles são avaliados (e como gostariam de ser avaliados) pelos seus professores. Com o inÃcio do estudo de Relações ecológicas, os estudantes foram motivados a inventar seus próprios jogos ou se basear em jogos já existentes, de sua preferência, para adaptar o conteúdo em questão. Esses momentos de elaboração dos jogos foram filmados e, ao final, realizou-se uma apresentação com demonstração dos jogos unindo as duas turmas de 3º ano. Para a análise dos dados que obtivemos optou-se por utilizar o método da Análise Textual Discursiva. Como os resultados dos questionários têm muita ligação com o que observamos durante a elaboração dos jogos, promovemos, na parte primeira dos resultados, uma discussão que se utiliza tantos das respostas dos questionários, como dos momentos transcritos das filmagens. As categorias de análise dessa parte são: O jogo: Concepções e Interações; Relação aluno-tecnologia na elaboração do jogo; O livro didático como principal fonte de pesquisa na elaboração dos jogos; e Ideia de Ecologia expressa nas discussões – Avaliação da aprendizagem. A segunda parte dos resultados descreve alguns jogos elaborados pelos alunos e, assim como a primeira parte, também discute algumas possibilidades avaliativas da atividade. Percebemos que a liberdade caracterÃstica do jogo, que foi dada aos estudantes para a elaboração dos jogos, refletiu positivamente nas suas produções. Entendemos também que, por ser uma primeira experiência com esse tipo de acompanhamento e avaliação, muito mais poderia ter sido aperfeiçoado no sentido de dar um direcionamento maior e oportunizar meios para que os estudantes expressassem mais seus conhecimentos durante a elaboração dos jogos. A análise dos jogos prontos foi, então, apesar de não planejada, uma forte aliada na compreensão do aprendizado dos estudantes.
Palavras Chave
Elaboração de jogos; Avaliação da Aprendizagem; Ensino de Biologia.
Elaboração de jogos; Avaliação da Aprendizagem; Ensino de Biologia.
Classificações
Nível escolar
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Foco Temático
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