Raciocínio informal e a discussão de questões sociocientíficas: o exemplo das células-tronco humanas.
Título
Raciocínio informal e a discussão de questões sociocientíficas: o exemplo das células-tronco humanas.
Raciocínio informal e a discussão de questões sociocientíficas: o exemplo das células-tronco humanas.
Autor
Marcio Andrei Guimaraes
Marcio Andrei Guimaraes
Orientação
Washington Luiz Pacheco de Carvalho
Washington Luiz Pacheco de Carvalho
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
Ano
2011
2011
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi o de verificar em que extensão Licenciandos em Ciências Biológicas eram capazes de criar argumentos para defender suas posições em relação as pesquisas com células-tronco humanas e também investiguei suas concepções a respeito do início da vida humana, digna de proteção e respeito. Para isso utilizei o grupo focal como estratégia para constituição dos dados que foram analisados tendo como referência o layout argumentativo de Toulmin. Como resultado verifique que, de maneira geral os estudantes são capazes de construir argumentos, entendidos como uma alegação e sua justificativa e que a vida do embrião congelado é diferente da vida do embrião implantado no útero: o primeiro, por ainda não ter sistema nervoso, pode ser usado como matéria prima para pesquisa, enquanto o segundo é digno de respeito desde a concepção. Portanto a vida se inicia quando o embrião alcança o útero. Sob o referencial da teoria da Atividade e da Aprendizagem Situada, constatei que a atividade coletiva foi um fator determinante para o desenvolvimento da argumentação. Concluo argumentando que a Aprendizagem Situada pode ser um importante referencial para a formação de professores de ciências e de sua identidade.
O objetivo desta pesquisa foi o de verificar em que extensão Licenciandos em Ciências Biológicas eram capazes de criar argumentos para defender suas posições em relação as pesquisas com células-tronco humanas e também investiguei suas concepções a respeito do início da vida humana, digna de proteção e respeito. Para isso utilizei o grupo focal como estratégia para constituição dos dados que foram analisados tendo como referência o layout argumentativo de Toulmin. Como resultado verifique que, de maneira geral os estudantes são capazes de construir argumentos, entendidos como uma alegação e sua justificativa e que a vida do embrião congelado é diferente da vida do embrião implantado no útero: o primeiro, por ainda não ter sistema nervoso, pode ser usado como matéria prima para pesquisa, enquanto o segundo é digno de respeito desde a concepção. Portanto a vida se inicia quando o embrião alcança o útero. Sob o referencial da teoria da Atividade e da Aprendizagem Situada, constatei que a atividade coletiva foi um fator determinante para o desenvolvimento da argumentação. Concluo argumentando que a Aprendizagem Situada pode ser um importante referencial para a formação de professores de ciências e de sua identidade.
Palavras Chave
Raciocínio Informal; Células-Tronco; Argumentação; Teoria da Atividade; Aprendizagem Situada
Raciocínio Informal; Células-Tronco; Argumentação; Teoria da Atividade; Aprendizagem Situada
Classificações
Nível escolar
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Foco Temático
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