Sobre a percepção do movimento da Terra em Galileu: o referencial de movimento e o ensino de ciência
Título
Sobre a percepção do movimento da Terra em Galileu: o referencial de movimento e o ensino de ciência
Sobre a percepção do movimento da Terra em Galileu: o referencial de movimento e o ensino de ciência
Autor
Maria Fernanda Bianco Gução
Maria Fernanda Bianco Gução
Orientação
Marcelo Carbone Carneiro
Marcelo Carbone Carneiro
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
Ano
2012
2012
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
A inclusão da história da ciência no ensino é hoje alvo de intensa discussão no meio acadêmico, haja vista os inúmeros estudos realizados que apontam para a real contribuição que esta abordagem pode ter no entendimento do conhecimento científico. A ciência galileana é, para nós, um exemplo que pode ser explorado de maneira frutífera neste âmbito e dá subsídios para diferentes discussões. No presente trabalho analisamos o Diálogo sobre os dois máximos sistemas de mundo ptolomaico e copernicano, de Galileu Galilei, sob a perspectiva científica e filosófica com o objetivo de discutir as suas possíveis contribuições para o entendimento de ciência e de historiografia da ciência, mais especificamente, de movimento e de referencial de movimento por meio da discussão sobre os modelos de sistema de mundo prOpostos desde a antiguidade até o sec. XVII. Além disso, apresentamos parte da historiografia galileana com as leituras de Alexandre Koyré, Paul Feyerabend e Maurice Clavelin. Focamos nossa discussão no ensino superior, pensando em sua relevância para a formação do futuro professor de física.
A inclusão da história da ciência no ensino é hoje alvo de intensa discussão no meio acadêmico, haja vista os inúmeros estudos realizados que apontam para a real contribuição que esta abordagem pode ter no entendimento do conhecimento científico. A ciência galileana é, para nós, um exemplo que pode ser explorado de maneira frutífera neste âmbito e dá subsídios para diferentes discussões. No presente trabalho analisamos o Diálogo sobre os dois máximos sistemas de mundo ptolomaico e copernicano, de Galileu Galilei, sob a perspectiva científica e filosófica com o objetivo de discutir as suas possíveis contribuições para o entendimento de ciência e de historiografia da ciência, mais especificamente, de movimento e de referencial de movimento por meio da discussão sobre os modelos de sistema de mundo prOpostos desde a antiguidade até o sec. XVII. Além disso, apresentamos parte da historiografia galileana com as leituras de Alexandre Koyré, Paul Feyerabend e Maurice Clavelin. Focamos nossa discussão no ensino superior, pensando em sua relevância para a formação do futuro professor de física.
Palavras Chave
Heliocentrismo; Referencial de Movimento; Historiografia da Ciência; História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências.
Heliocentrismo; Referencial de Movimento; Historiografia da Ciência; História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências.
Classificações
Nível escolar
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Foco Temático
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