A disciplina educação ambiental na rede municipal de educação de Armação dos Búzios (RJ): investigando a tensão disciplinaridade/integração na política curricular.
Título
A disciplina educação ambiental na rede municipal de educação de Armação dos Búzios (RJ): investigando a tensão disciplinaridade/integração na política curricular.
A disciplina educação ambiental na rede municipal de educação de Armação dos Búzios (RJ): investigando a tensão disciplinaridade/integração na política curricular.
Autor
Maria Jacqueline Girao Soares de Lima
Maria Jacqueline Girao Soares de Lima
Orientação
Carlos Frederico Bernardo Loureiro
Carlos Frederico Bernardo Loureiro
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
CFCH
CFCH
Ano
2011
2011
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta pesquisa focalizou a tensão disciplinaridade/integração na política curricular que deu origem à disciplina escolar Educação Ambiental na Rede Municipal de Educação de Armação dos Búzios (RJ), no período compreendido entre 2006 e 2008. Apoio-me nas teorizações sobre história das disciplinas escolares (Ivor Goodson; Marcia Serra Ferreira), políticas de currículo (Stephen Ball; Alice Casimiro Lopes; Elizabeth Macedo) eeducação ambiental crítica (Carlos Frederico Loureiro) e optei pela estratégia metodológica de estudo de caso explanatório (YIN, 2005). Minhas fontes de estudo foram documentos oficiais (pareceres do Conselho Municipal de Educação), matrizes curriculares, relatórios de reuniões de coordenação do ano de 2008 e entrevistas semi-estruturadas com professores e membros da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Na disciplina Educação Ambiental, identifiquei mecanismos de integração curricular e de articulação com outras disciplinas - notadamente a disciplina Ciências - apontando para uma permanente tensão disciplinaridade/integração. Na política curricular de Búzios, sentidos sobre disciplina e interdisciplinaridade sofreram modificações a partir da hibridização de documentos curriculares com discursos favoráveis à disciplinarização da EA, criando uma disciplina sui generis. Com esta investigação, busco superar o entendimento predominante no campo da Educação Ambiental sobre a disciplinarização da EA nos contextos escolares, que deslegitima práticas que permitem repensar prioridades estratégicas para a educação ambientalnas políticas públicas de educação. Argumento que, para além de críticas e prescrições, a compreensão das disputas de poder nas comunidades acadêmicas e escolares, os condicionantes sociais da organização curricular, os instrumentos de produção de homogeneidades nas políticas curriculares e a penetração de ideais mercadológicos nos cursos de formação e nas escolas são questões a serem enfrentadas nas pesquisas e políticas de Educação Ambiental.
Esta pesquisa focalizou a tensão disciplinaridade/integração na política curricular que deu origem à disciplina escolar Educação Ambiental na Rede Municipal de Educação de Armação dos Búzios (RJ), no período compreendido entre 2006 e 2008. Apoio-me nas teorizações sobre história das disciplinas escolares (Ivor Goodson; Marcia Serra Ferreira), políticas de currículo (Stephen Ball; Alice Casimiro Lopes; Elizabeth Macedo) eeducação ambiental crítica (Carlos Frederico Loureiro) e optei pela estratégia metodológica de estudo de caso explanatório (YIN, 2005). Minhas fontes de estudo foram documentos oficiais (pareceres do Conselho Municipal de Educação), matrizes curriculares, relatórios de reuniões de coordenação do ano de 2008 e entrevistas semi-estruturadas com professores e membros da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Na disciplina Educação Ambiental, identifiquei mecanismos de integração curricular e de articulação com outras disciplinas - notadamente a disciplina Ciências - apontando para uma permanente tensão disciplinaridade/integração. Na política curricular de Búzios, sentidos sobre disciplina e interdisciplinaridade sofreram modificações a partir da hibridização de documentos curriculares com discursos favoráveis à disciplinarização da EA, criando uma disciplina sui generis. Com esta investigação, busco superar o entendimento predominante no campo da Educação Ambiental sobre a disciplinarização da EA nos contextos escolares, que deslegitima práticas que permitem repensar prioridades estratégicas para a educação ambientalnas políticas públicas de educação. Argumento que, para além de críticas e prescrições, a compreensão das disputas de poder nas comunidades acadêmicas e escolares, os condicionantes sociais da organização curricular, os instrumentos de produção de homogeneidades nas políticas curriculares e a penetração de ideais mercadológicos nos cursos de formação e nas escolas são questões a serem enfrentadas nas pesquisas e políticas de Educação Ambiental.
Palavras Chave
disciplinaridade; educação ambiental crítica.
disciplinaridade; educação ambiental crítica.
Classificações
Nível escolar
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