Uma proposta didática para o ensino de geradores de energia elétrica: subsídios ao CBC mineiro
Título
Uma proposta didática para o ensino de geradores de energia elétrica: subsídios ao CBC mineiro
Uma proposta didática para o ensino de geradores de energia elétrica: subsídios ao CBC mineiro
Autor
Maria Neuza Almeida Queiroz
Maria Neuza Almeida Queiroz
Orientação
Yassuko Hosoume
Yassuko Hosoume
Instituição
PUC-MG
PUC-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2011
2011
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Em 2005 foi implementado no Estado de Minas Gerais, uma proposta curricular inovadora, que apresenta uma distribuição de conteúdos numa sequência diferente dos livros didáticos e das demais propostas curriculares existentes atualmente nos outros estados. No Ensino Médio, a proposta atual se divide em Conteúdo Básico Comum – CBC destinado ao 1º ano e os Conteúdos Complementares para as demais séries, como introdução de novos tópicos de conteúdos ou como aprofundamento do que foi estudado no 1º ano. O presente trabalho de pesquisa tem como produto final uma proposta de Unidade Didática, para auxiliar o professor na execução de um dos tópicos do CBC de FÃsica: Geradores de Energia Elétrica. Em um primeiro momento, realizou-se uma pequena pesquisa buscando compreender a relação do professor de fÃsica com o novo currÃculo. Tal pesquisa forneceu elementos para refletir sobre a importância que o professor atribui ao livro didático na execução da proposta. Evidenciou também a necessidade de produção de materiais didáticos compatÃveis com o novo currÃculo, que ao que parece, é visto pelo professor como uma atribuição do poder público . A supervalorização do livro didático evidenciada na pesquisa nos desafiou a fazer um estudo nos manuais de FÃsica aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio no ano de 2007, na busca de elementos dos tópicos de conteúdos do CBC relacionados à Energia Elétrica nos mesmos. Constatamos que os posicionamentos dos professores são ponderáveis quando afirmam a incompatibilidade dos livros com a nova proposta, considerando que os Conteúdos Básicos Comuns são destinados ao 1º ano do Ensino Médio. Elaboramos uma Unidade Didática buscando desenvolver o tópico 17 do CBC de FÃsica numa perspectiva problematizadora, nos assentando nos pressupostos teóricos de Paulo Freire e nas ideias de Delizoicov e Angotti (1992) quando estes propõem coordenar o processo de ensino- aprendizagem em três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Na primeira parte a problematização é feita em torno das semelhanças e diferenças das usinas, identificando o gerador como elemento comum de produção de eletricidade. Na organização do conhecimento estudam-se as formas de obtenção de energia a partir da observação de lanternas de dÃnamo e avançando para o estudo da Lei de Faraday através de experimentos. A aplicação do conhecimento se dá com estudo de outros dispositivos que funcionam com base nos mesmos princÃpios tais como: cartão magnético, microfone, detector de metais, etc. além de uma atividade de sÃntese e outras complementares. Na segunda parte da unidade estes 3 momentos norteiam o estudo das outras fontes de eletricidade como geradores quÃmico, termoelétrico (termo-pilha), fotovoltaico, piezoelétrico e eletrostático. Os posicionamentos na avaliação da unidade didática feita por oito professores de fÃsica da rede pública estadual nos levam a refletir sobre a necessidade urgente em promover programas eficazes de educação continuada para os professores, de forma a capacitá-los na execução de novas propostas de ensino que busquem uma aprendizagem da FÃsica mais significativa e consistente.
Em 2005 foi implementado no Estado de Minas Gerais, uma proposta curricular inovadora, que apresenta uma distribuição de conteúdos numa sequência diferente dos livros didáticos e das demais propostas curriculares existentes atualmente nos outros estados. No Ensino Médio, a proposta atual se divide em Conteúdo Básico Comum – CBC destinado ao 1º ano e os Conteúdos Complementares para as demais séries, como introdução de novos tópicos de conteúdos ou como aprofundamento do que foi estudado no 1º ano. O presente trabalho de pesquisa tem como produto final uma proposta de Unidade Didática, para auxiliar o professor na execução de um dos tópicos do CBC de FÃsica: Geradores de Energia Elétrica. Em um primeiro momento, realizou-se uma pequena pesquisa buscando compreender a relação do professor de fÃsica com o novo currÃculo. Tal pesquisa forneceu elementos para refletir sobre a importância que o professor atribui ao livro didático na execução da proposta. Evidenciou também a necessidade de produção de materiais didáticos compatÃveis com o novo currÃculo, que ao que parece, é visto pelo professor como uma atribuição do poder público . A supervalorização do livro didático evidenciada na pesquisa nos desafiou a fazer um estudo nos manuais de FÃsica aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio no ano de 2007, na busca de elementos dos tópicos de conteúdos do CBC relacionados à Energia Elétrica nos mesmos. Constatamos que os posicionamentos dos professores são ponderáveis quando afirmam a incompatibilidade dos livros com a nova proposta, considerando que os Conteúdos Básicos Comuns são destinados ao 1º ano do Ensino Médio. Elaboramos uma Unidade Didática buscando desenvolver o tópico 17 do CBC de FÃsica numa perspectiva problematizadora, nos assentando nos pressupostos teóricos de Paulo Freire e nas ideias de Delizoicov e Angotti (1992) quando estes propõem coordenar o processo de ensino- aprendizagem em três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Na primeira parte a problematização é feita em torno das semelhanças e diferenças das usinas, identificando o gerador como elemento comum de produção de eletricidade. Na organização do conhecimento estudam-se as formas de obtenção de energia a partir da observação de lanternas de dÃnamo e avançando para o estudo da Lei de Faraday através de experimentos. A aplicação do conhecimento se dá com estudo de outros dispositivos que funcionam com base nos mesmos princÃpios tais como: cartão magnético, microfone, detector de metais, etc. além de uma atividade de sÃntese e outras complementares. Na segunda parte da unidade estes 3 momentos norteiam o estudo das outras fontes de eletricidade como geradores quÃmico, termoelétrico (termo-pilha), fotovoltaico, piezoelétrico e eletrostático. Os posicionamentos na avaliação da unidade didática feita por oito professores de fÃsica da rede pública estadual nos levam a refletir sobre a necessidade urgente em promover programas eficazes de educação continuada para os professores, de forma a capacitá-los na execução de novas propostas de ensino que busquem uma aprendizagem da FÃsica mais significativa e consistente.
Palavras Chave
Proposta curricular; CBC; Livro didático; Geradores de letricidade; Formação continuada.
Proposta curricular; CBC; Livro didático; Geradores de letricidade; Formação continuada.
Classificações
Nível escolar
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Área do conteudo
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Foco Temático
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