Análise da metodologia alternativa "Ação da Roda" na facilitação da aprendizagem e na resolução de problemas nas questões de ecologia do ENEM

Título
Análise da metodologia alternativa "Ação da Roda" na facilitação da aprendizagem e na resolução de problemas nas questões de ecologia do ENEM
Autor
Moema Rocha Quintão
Orientação
Cláudia de Vilhena Schayer Sabino
Instituição
PUC-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2012
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Este trabalho envolveu a aplicação de uma metodologia didática alternativa, a qual procurou incentivar a leitura e a extração das informações do enunciado, para trabalhar as questões de Ecologia do ENEM. Ele se baseou no método construtivista, na fundamentação das dificuldades apresentadas pelos alunos para a realização dos exames. Foram utilizadas questões interdisciplinares do ENEM dos últimos cinco anos, de 2006 a 2010, e selecionadas 15 questões que favoreciam o desenvolvimento da habilidade de pensamento dos alunos, respeitando seus tempos e os seus contextos socioculturais, fomentando dúvidas e estimulando o raciocínio. Vale destacar a importância da interpretação de texto das questões de forma que a leitura seja um instrumento de percepção e interação com o mundo. Uma parcela de tais questões foi utilizada em sala de aula para a aplicação da metodologia denominada “Ação da Roda”, a qual trabalha a informação e a busca de soluções no próprio enunciado de cada questão. O restante das questões selecionadas foi utilizado para avaliação da metodologia empregada para aquelas resoluções realizadas pelos alunos. A pesquisa foi desenvolvida com alunos dos três anos do Ensino Médio, do turno noturno de uma escola pública de Nova Lima, cidade situada na região metropolitana de Belo Horizonte. Participaram do estudo 258 alunos. Os resultados das avaliações dos alunos que aprenderam a metodologia analisada foram estatisticamente superiores a do grupo que não teve acesso a ela. Os resultados demonstraram, portanto, que a metodologia proposta aparentou contribuir para a melhoria da média das notas, para o desenvolvimento da habilidade cognitiva dos alunos e para o aumento da autoestima, pois se mostraram, após a aplicação da metodologia, mais proativos e dispostos a conhecer, interpretar e compreender novas informações.
Palavras Chave
ENEM; Ação da Roda; Ecologia; Metodologia didática.

Classificações

Nível escolar
Os dados são insuficientes para classificação.
Área do conteudo
Os dados são insuficientes para classificação.
Foco Temático
Os dados são insuficientes para classificação.