O ensino de eletricidade no quarto ano do Ensino Fundamental
Título
O ensino de eletricidade no quarto ano do Ensino Fundamental
O ensino de eletricidade no quarto ano do Ensino Fundamental
Autor
Paulo Ricardo Cristofio Pereira Junior
Paulo Ricardo Cristofio Pereira Junior
Orientação
Valdir Pretto
Valdir Pretto
Instituição
UNIFRA
UNIFRA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2012
2012
Cidade / UF
Santa Maria/RS
Santa Maria/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este trabalho tem como objetivo ensinar eletricidade para crianças do quarto ano do ensino fundamental. Para atingir este objetivo foram elaboradas atividades diferenciadas, reunidas em um Módulo Didático (MD), de acordo com a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (TMP), propostos por Delizoicov e Angotti (1991). Estas atividades foram divididas em quatro aulas, cada uma com uma atividade diferente. Estas atividades fizeram uso de materiais que os alunos possuíam em suas residências como lâmpadas, baterias, pilhas e brinquedos. Assim como foram utilizadas histórias em quadrinhos com o tema eletricidade e também um Objeto de Aprendizagem (OA) do tipo simulação. A realização das atividades se deu em uma escola da rede privada, situada em Rosário do Sul/RS. Este trabalho foi fundamentado na teoria de Vigotsky e na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Por serem autores capazes de contribuir para a melhoria do aprendizado analisando o conhecimento prévio do indivíduo e então fazer a mescla entre novos e antigos conceitos. Este trabalho evidenciou que os alunos foram capazes de desenvolver as atividades propostas mesmo levando em consideração a sua idade (10 anos) e fazer uma correlação entre o tema abordado em sala de aula com o que vivenciam em seu cotidiano.
Este trabalho tem como objetivo ensinar eletricidade para crianças do quarto ano do ensino fundamental. Para atingir este objetivo foram elaboradas atividades diferenciadas, reunidas em um Módulo Didático (MD), de acordo com a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (TMP), propostos por Delizoicov e Angotti (1991). Estas atividades foram divididas em quatro aulas, cada uma com uma atividade diferente. Estas atividades fizeram uso de materiais que os alunos possuíam em suas residências como lâmpadas, baterias, pilhas e brinquedos. Assim como foram utilizadas histórias em quadrinhos com o tema eletricidade e também um Objeto de Aprendizagem (OA) do tipo simulação. A realização das atividades se deu em uma escola da rede privada, situada em Rosário do Sul/RS. Este trabalho foi fundamentado na teoria de Vigotsky e na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Por serem autores capazes de contribuir para a melhoria do aprendizado analisando o conhecimento prévio do indivíduo e então fazer a mescla entre novos e antigos conceitos. Este trabalho evidenciou que os alunos foram capazes de desenvolver as atividades propostas mesmo levando em consideração a sua idade (10 anos) e fazer uma correlação entre o tema abordado em sala de aula com o que vivenciam em seu cotidiano.
Palavras Chave
Eletricidade; Três Momentos Pedagógicos; Aprendizagem Significativa; Histórias em quadrinhos; Objeto de Aprendizagem do tipo simulação; Cotidiano.
Eletricidade; Três Momentos Pedagógicos; Aprendizagem Significativa; Histórias em quadrinhos; Objeto de Aprendizagem do tipo simulação; Cotidiano.
Classificações
Nível escolar
Os dados são insuficientes para classificação.
Os dados são insuficientes para classificação.
Área do conteudo
Os dados são insuficientes para classificação.
Os dados são insuficientes para classificação.
Foco Temático
Os dados são insuficientes para classificação.
Os dados são insuficientes para classificação.