Políticas públicas educacionais e ensino de ciências: dificuldades e potencialidades
Título
Políticas públicas educacionais e ensino de ciências: dificuldades e potencialidades
Políticas públicas educacionais e ensino de ciências: dificuldades e potencialidades
Autor
Sandra Garcia Polino
Sandra Garcia Polino
Orientação
Valderez Marina do Rosário Lima
Valderez Marina do Rosário Lima
Instituição
PUC-RS
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Física
Faculdade de Física
Ano
2012
2012
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
As polÃticas públicas educacionais passam por diversas instâncias antes de serem implementadas nas instituições de ensino. No caso particular das escolas da rede pública, normalmente, ações de maior proporção são desenvolvidas por meio de programas e projetos que derivam das instituições mantenedoras, como o Governo Federal, por meio do MEC e das Secretarias de Educação dos estados e dos municÃpios. A presente pesquisa procurou investigar de que forma gestores, representados por coordenadores e diretores da Secretaria de Estado da Educação, bem como professores das escolas públicas da rede estadual, percebem e viabilizam as polÃticas públicas voltadas para o ensino das áreas cientÃficas. Os dados foram coletados através de entrevistas, de grupos focais e da abordagem metodológica qualitativa com análise pautada pela Análise Textual Discursiva. A partir dos resultados da pesquisa, foi possÃvel identificar duas categorias essenciais para a compreensão da análise. A primeira categoria, “Apropriação e Ressignificação das PolÃticas Públicas Educacionais e o Ensino de Ciênciasâ€, aborda a percepção dos educadores que fizeram parte do estudo sobre as polÃticas públicas e que estiveram presentes em suas práticas pedagógicas e a forma pela qual participaram na reelaboração destas polÃticas educacionais a fim de implementá-las na escola. A segunda categoria, “Dificuldades no Trato com as PolÃticas Públicas Educacionais e as Possibilidades Vislumbradas para Minimizá-lasâ€, trata dos entraves encontrados na ação docente que acarretam consequências para o ensino de Ciências e as alternativas propostas pelos sujeitos da pesquisa para minimizar tais dificuldades. As subcategorias abordam a descontinuidade e a descontextualização das polÃticas públicas educacionais, a falta de parceria entre universidade e escola, dificuldades de obter recursos e acesso a projetos na área de Ciências e as repercussões da falta de valorização da profissão de professor. A partir da pesquisa, foi possÃvel verificar que o percurso para implementação de programas e projetos educacionais constitui uma das engrenagens das polÃticas públicas educacionais para o qual todos os envolvidos são importantes e responsáveis pelos resultados do processo.
As polÃticas públicas educacionais passam por diversas instâncias antes de serem implementadas nas instituições de ensino. No caso particular das escolas da rede pública, normalmente, ações de maior proporção são desenvolvidas por meio de programas e projetos que derivam das instituições mantenedoras, como o Governo Federal, por meio do MEC e das Secretarias de Educação dos estados e dos municÃpios. A presente pesquisa procurou investigar de que forma gestores, representados por coordenadores e diretores da Secretaria de Estado da Educação, bem como professores das escolas públicas da rede estadual, percebem e viabilizam as polÃticas públicas voltadas para o ensino das áreas cientÃficas. Os dados foram coletados através de entrevistas, de grupos focais e da abordagem metodológica qualitativa com análise pautada pela Análise Textual Discursiva. A partir dos resultados da pesquisa, foi possÃvel identificar duas categorias essenciais para a compreensão da análise. A primeira categoria, “Apropriação e Ressignificação das PolÃticas Públicas Educacionais e o Ensino de Ciênciasâ€, aborda a percepção dos educadores que fizeram parte do estudo sobre as polÃticas públicas e que estiveram presentes em suas práticas pedagógicas e a forma pela qual participaram na reelaboração destas polÃticas educacionais a fim de implementá-las na escola. A segunda categoria, “Dificuldades no Trato com as PolÃticas Públicas Educacionais e as Possibilidades Vislumbradas para Minimizá-lasâ€, trata dos entraves encontrados na ação docente que acarretam consequências para o ensino de Ciências e as alternativas propostas pelos sujeitos da pesquisa para minimizar tais dificuldades. As subcategorias abordam a descontinuidade e a descontextualização das polÃticas públicas educacionais, a falta de parceria entre universidade e escola, dificuldades de obter recursos e acesso a projetos na área de Ciências e as repercussões da falta de valorização da profissão de professor. A partir da pesquisa, foi possÃvel verificar que o percurso para implementação de programas e projetos educacionais constitui uma das engrenagens das polÃticas públicas educacionais para o qual todos os envolvidos são importantes e responsáveis pelos resultados do processo.
Palavras Chave
Ensino Público - Brasil; Ciências - Ensino Médio; Ciências - Ensino Fundamental; Política Educacional; Ciência - Métodos de Ensino; Aprendizagem - Estratégias.
Ensino Público - Brasil; Ciências - Ensino Médio; Ciências - Ensino Fundamental; Política Educacional; Ciência - Métodos de Ensino; Aprendizagem - Estratégias.
Classificações
Nível escolar
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Área do conteudo
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Foco Temático
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