A construção de discursos escritos sobre aquecimento global: análise das explicações dos alunos.

Título
A construção de discursos escritos sobre aquecimento global: análise das explicações dos alunos.
Autor
Sarah Milani de Moraes Leandrini
Orientação
Marcelo Tadeu Motokane
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
IF
Ano
2011
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O ensino de ciências deve ser estruturado de forma a dar condições para que os alunos se aproximem da cultura científica, aprendendo não só os conceitos, mas também as práticas e linguagens específicas da ciência, e construindo uma autonomia intelectual para poder tomar decisões no seu cotidiano. Partindo deste pressuposto, nos propomos a investigar o que os alunos escrevem quando opinam sobre aquecimento global e como eles se apropriam de um material de divulgação sobre o assunto. Os textos analisados são provenientes de um concurso de redações promovido por uma emissora de televisão da região de Ribeirão Preto (SP), cujo tema era “Aquecimento Global: e eu com isso” e o material de divulgação é um DVD produzido pela emissora para as escolas. Buscamos caracterizar os textos dos alunos segundo o gênero discursivo predominante, as ideias principais e o tipo de abordagem e discurso presentes, como eles utilizam o conhecimento científico e qual é a noção de efeito estufa presente. Fizemos as mesmas análises para o DVD e comparamos com os conteúdos das redações. Nossos resultados mostram que os alunos escrevem, em sua maioria, textos dissertativos e narrativos sobre as causas e consequências do aquecimento global relacionadas às atividades humanas e as medidas para resolver o problema. Eles usam predominantemente as dimensões ambientalista e pessoal para compor seus textos, e menos da metade utiliza uma abordagem ou linguagem próximas da científica. Dos alunos que utilizam conhecimento científico nas suas redações, metade fornece explicações que justificam suas afirmações. Grande parte não menciona o efeito estufa em seus textos, e poucos estabelecem a relação de que o efeito estufa causa o aquecimento global, mostrando pouco entendimento conceitual. Sobre a apropriação do DVD, de modo geral poderíamos dizer que os alunos não se posicionam diante deste material, mas quando detalhamos as ideias principais e cada dimensão do texto percebemos que eles questionam alguns conteúdos do DVD. Concluímos que o papel de valores pessoais e morais e a consciência ambiental são importantes, mas é necessária maior atenção ao aprendizado de conhecimentos científicos, para que os alunos entendam o fenômeno e saibam escolher melhores alternativas para a resolução desse problema ambiental.
Palavras Chave
biologia; educação; estufa.

Classificações

Nível escolar
Os dados são insuficientes para classificação.
Área do conteudo
Os dados são insuficientes para classificação.
Foco Temático
Os dados são insuficientes para classificação.