A implementação da reorientação curricular em Iporá - Goiás, na perspectiva dos professores de ciências do 6º ao 9º ano
Título
A implementação da reorientação curricular em Iporá - Goiás, na perspectiva dos professores de ciências do 6º ao 9º ano
A implementação da reorientação curricular em Iporá - Goiás, na perspectiva dos professores de ciências do 6º ao 9º ano
Autor
Ueslene Maria Ferreira Pontes
Ueslene Maria Ferreira Pontes
Orientação
Juan Bernardino Marques Barrio
Juan Bernardino Marques Barrio
Instituição
UFG
UFG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2011
2011
Cidade / UF
Goiânia/GO
Goiânia/GO
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O presente estudo objetiva analisar o processo de implementação da Reorientação Curricular na perspectiva dos professores de Ciências de 6º ao 9º ano, na cidade de Iporá-GO, tendo como foco as concepções sobre currÃculo no contexto polÃtico, cultural e econômico, no perÃodo de 2004 a 2010. Considerando que as propostas de mudanças no currÃculo tem o intuito de atender as exigências dos órgãos de fomento e que muitas vezes, chegam aos professores sem uma discussão e sem considerar sua realidade, a análise e a reflexão sobre a visão destes professores diante dessas propostas de mudança na sua prática tem uma importância fundamental uma vez que é ele, o professor, quem executa, vivencia e identifica os efeitos desta implantação. Esta pesquisa foi realizada com professores de Ciências de 6º ao 9º ano de escolas públicas estaduais de Iporá-Goiás; e os instrumentos usados foram questionário e entrevista semi estruturada. Por meio destes instrumentos se procurou saber, inicialmente, qual é a compreensão dos professores sobre o processo de implementação da Reorientação Curricular em Goiás no perÃodo de 2004 a 2010, além de identificar quais são as concepções dos professores participantes em relação ao currÃculo de Ciências, bem como conhecer quais as mudanças já efetivadas na prática destes professores. Como intervenção, este estudo busca subsÃdios para a formação dos professores no que diz respeito à implementação destas mudanças em sua prática com base na Reorientação Curricular. Foi realizada uma breve análise dos Cadernos “CurrÃculo em Debateâ€, material que contem a proposta da Reorientação Curricular e que foi distribuÃdo pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás para todas as escolas públicas. Os resultados deste estudo indicam que apesar de decorridos sete anos do processo de Reorientação Curricular ainda há muitas dúvidas, muitos equÃvocos, carências e dificuldades em se concretizar as mudanças sugeridas pela proposta. Nesse sentido, esta pesquisa concluiu que é necessário que haja mais tempo para discussão e estudo sobre o currÃculo, durante a formação inicial, além de mais condições para a criação de grupos de estudo por área para discussões e trocas de experiências.
O presente estudo objetiva analisar o processo de implementação da Reorientação Curricular na perspectiva dos professores de Ciências de 6º ao 9º ano, na cidade de Iporá-GO, tendo como foco as concepções sobre currÃculo no contexto polÃtico, cultural e econômico, no perÃodo de 2004 a 2010. Considerando que as propostas de mudanças no currÃculo tem o intuito de atender as exigências dos órgãos de fomento e que muitas vezes, chegam aos professores sem uma discussão e sem considerar sua realidade, a análise e a reflexão sobre a visão destes professores diante dessas propostas de mudança na sua prática tem uma importância fundamental uma vez que é ele, o professor, quem executa, vivencia e identifica os efeitos desta implantação. Esta pesquisa foi realizada com professores de Ciências de 6º ao 9º ano de escolas públicas estaduais de Iporá-Goiás; e os instrumentos usados foram questionário e entrevista semi estruturada. Por meio destes instrumentos se procurou saber, inicialmente, qual é a compreensão dos professores sobre o processo de implementação da Reorientação Curricular em Goiás no perÃodo de 2004 a 2010, além de identificar quais são as concepções dos professores participantes em relação ao currÃculo de Ciências, bem como conhecer quais as mudanças já efetivadas na prática destes professores. Como intervenção, este estudo busca subsÃdios para a formação dos professores no que diz respeito à implementação destas mudanças em sua prática com base na Reorientação Curricular. Foi realizada uma breve análise dos Cadernos “CurrÃculo em Debateâ€, material que contem a proposta da Reorientação Curricular e que foi distribuÃdo pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás para todas as escolas públicas. Os resultados deste estudo indicam que apesar de decorridos sete anos do processo de Reorientação Curricular ainda há muitas dúvidas, muitos equÃvocos, carências e dificuldades em se concretizar as mudanças sugeridas pela proposta. Nesse sentido, esta pesquisa concluiu que é necessário que haja mais tempo para discussão e estudo sobre o currÃculo, durante a formação inicial, além de mais condições para a criação de grupos de estudo por área para discussões e trocas de experiências.
Palavras Chave
Reorientação Curricular; Currículo; Professores de Ciências.
Reorientação Curricular; Currículo; Professores de Ciências.
Classificações
Nível escolar
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Área do conteudo
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Foco Temático
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