Abordagem dos conteúdos de biologia celular em cursos de Ciências Biológicas e sua relação com as avaliações nacionais

Título
Abordagem dos conteúdos de biologia celular em cursos de Ciências Biológicas e sua relação com as avaliações nacionais
Autor
Viktoria Kovesdy Ribeiro
Orientação
Angelo Luiz Cortelazzo
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Instituto de Biologia
Ano
2011
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
As políticas públicas ligadas à expansão do Ensino Superior brasileiro têm levado à implantação de sistemas de avaliação da qualidade do ensino, processo que vem evoluindo para uma concepção sistematizada de forma construtiva e que leva em conta a participação dos diferentes segmentos relacionados às instituições. Há, entretanto, componentes desse processo implantados de forma mais polêmica, destacando-se os instrumentos nacionais de avaliação aplicados a iniciantes e concluintes das graduações, ainda pouco estudada, exceto por análises superficiais dos meios de comunicação, mais interessados no ranqueamento das escolas do que na avaliação dessas práticas. Nesse contexto, os cursos de Biologia passaram a ter seus estudantes avaliados no ano de 2000 e até 2003, por meio do Exame Nacional de Cursos, seguindo-se, em 2005, avaliação amostral, nos termos propostos pela legislação federal que implantou o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). Como nesses exames foram preenchidos questionários socioeconômicos por parte dos estudantes, além de dados sobre as condições de oferta de tais cursos, há farto material para análise, ainda pouco explorado por pesquisadores nacionais e internacionais. O presente trabalho analisou os conteúdos de Biologia Celular dos exames nacionais realizados a partir do ano de 2000, o desempenho dos estudantes dos Cursos de Ciências Biológicas, e a influência dos exames na estrutura curricular desses cursos no Estado de São Paulo. Também foi verificada a influência da natureza jurídica das escolas, infra-estrutura, formação e atividades docentes a partir do desempenho dos egressos nos exames nacionais realizados, a fim de detectar a existência de eventual correlação positiva entre tais dados.
Palavras Chave
Biologia celular - Estudo e ensino; Exame nacional de cursos; Ciências biológicas - Currículos - Avaliação.

Classificações

Nível escolar
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Área do conteudo
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Foco Temático
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