O ensino de Ciências e o livro-texto no cotidiano escolar.

Título
O ensino de Ciências e o livro-texto no cotidiano escolar.
NÃO HÁ
Autor
Catarina Fernandes de Oliveira Fraga
Orientação
Paulo Gileno Cysneiros
Instituição
UFPE
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Ano
1994
Cidade / UF
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Analisa como os professores de Ciências trabalham o livro-texto na sala de aula, levando em consideração a esfera escolar onde este livro está presente. Observa aulas e entrevista quatro professoras de Ciências de 5a a 8a séries de duas escolas da rede pública estadual de Pernambuco, localizadas na cidade de Olinda. Além dessas professoras, entrevista diretores e funcionários dos dois estabelecimentos, de forma a obter uma visão mais ampliada dos fatores que incidem diretamente na prática do professor. O fato de, aproximadamente, 90% dos alunos não possuírem os referidos livros, levou esses professores a criarem alternativas, as quais passaram a constituir parte integrante do estudo. A falta de livros-textos, evidenciada entre os alunos e nas respectivas bibliotecas escolares, constitui um dos determinantes das práticas pedagógicas estudadas. Porém, as estratégias desenvolvidas pelos docentes faziam com que os livros-textos se “concretizassem” nas salas de aula, revelando um ensino tradicional, pautado nos livros de baixa qualidade, o que, por sua vez, compromete ainda mais o ensino de Ciências.
Palavras Chave
ensino de ciências; livro-texto.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos