Construção do currículo de Ciências no cotidiano escolar: a distância entre intenção e realização.
Título
Construção do currículo de Ciências no cotidiano escolar: a distância entre intenção e realização.
Construção do currículo de Ciências no cotidiano escolar: a distância entre intenção e realização.
Autor
Claiton José Grabauska
Claiton José Grabauska
Orientação
Merion Campos Bordas
Merion Campos Bordas
Instituição
UFRGS
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1992
1992
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Analisa como se dá a construção do currículo de Ciências de 5a a 8a séries do 1o grau, a partir dos paradigmas curriculares identificados por Domingues (técnico-linear, circular-consensual e dinâmico-dialógico), baseados nos enfoques de pesquisa propostos por Habermas. Estudo realizado em uma escola pública de Santa Maria, Rio Grande do Sul, caracterizado como uma pesquisa de intervenção na realidade escolar, com elementos que remetem ao estudo de caso. Constata que o currículo escolar não é construído de acordo com uma tendência exclusiva, mesclando enfoques dos três paradigmas e de desenvolvimentos anteriores ao paradigma técnico-linear. Em grande parte, isso ocorre devido à falta de um plano pedagógico definido no ensino público brasileiro e à carente formação profissional dos professores.
Analisa como se dá a construção do currículo de Ciências de 5a a 8a séries do 1o grau, a partir dos paradigmas curriculares identificados por Domingues (técnico-linear, circular-consensual e dinâmico-dialógico), baseados nos enfoques de pesquisa propostos por Habermas. Estudo realizado em uma escola pública de Santa Maria, Rio Grande do Sul, caracterizado como uma pesquisa de intervenção na realidade escolar, com elementos que remetem ao estudo de caso. Constata que o currículo escolar não é construído de acordo com uma tendência exclusiva, mesclando enfoques dos três paradigmas e de desenvolvimentos anteriores ao paradigma técnico-linear. Em grande parte, isso ocorre devido à falta de um plano pedagógico definido no ensino público brasileiro e à carente formação profissional dos professores.
Palavras Chave
ciências; ensino de ciências; currículo; licenciatura.
ciências; ensino de ciências; currículo; licenciatura.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas