Testagem e proposição de uma estratégia de ensino das Ciências Físicas e biológicas de 2o grau, baseada na aprendizagem por descoberta.
Título
Testagem e proposição de uma estratégia de ensino das Ciências Físicas e biológicas de 2o grau, baseada na aprendizagem por descoberta.
Testagem e proposição de uma estratégia de ensino das Ciências Físicas e biológicas de 2o grau, baseada na aprendizagem por descoberta.
Autor
Yolanda Ernestina Alicia Reinoso Hood
Yolanda Ernestina Alicia Reinoso Hood
Orientação
Therezinha Prestes Veras
Therezinha Prestes Veras
Instituição
UFSM
UFSM
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Centro de Educação
Ano
1981
1981
Cidade / UF
Santa Maria/RS
Santa Maria/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Envolve a proposição, testagem e avaliação de uma estratégia de ensino das Ciências Físicas e Biológicas no 2º grau, baseada na aprendizagem pela descoberta. Verifica em que medida os objetivos gerais do ensino das Ciências, isto é, a aquisição de informações e compreensão funcional das generalizações científicas, do método científico e desenvolvimento do pensamento reflexivo e da atitude científica, podem ser atingidos por meio da estratégia de ensino proposta. Trabalha com dois sistemas instrucionais: um deles, o grupo experimental, foi composto de 15 sujeitos e o outro, o grupo controle, de 14 sujeitos; estes foram distribuídos aleatoriamente após o emparelhamento direto por características observáveis, e tomados da 1ª série (turma única) do Colégio Agrícola de Santa Maria (CASM), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Desenvolve-os, concomitantemente, durante o último bimestre do ano de 1980 e, no final da instrução, compara-os em relação ao aproveitamento dos estudantes na consecução dos três objetivos gerais do ensino científico e à efetividade da instrução. Os resultados revelam um crescimento significativo para o grupo experimental quanto aos objetivos gerais do ensino, bem como melhores resultados para este grupo quanto a efetividade da instrução. Conclui que a estratégia da descoberta propicia resultados instrucionais mais eficazes e efetivos, devido a um planejamento consistente e eficaz e a uma utilização funcional e efetiva dos procedimentos e materiais instrucionais.
Envolve a proposição, testagem e avaliação de uma estratégia de ensino das Ciências Físicas e Biológicas no 2º grau, baseada na aprendizagem pela descoberta. Verifica em que medida os objetivos gerais do ensino das Ciências, isto é, a aquisição de informações e compreensão funcional das generalizações científicas, do método científico e desenvolvimento do pensamento reflexivo e da atitude científica, podem ser atingidos por meio da estratégia de ensino proposta. Trabalha com dois sistemas instrucionais: um deles, o grupo experimental, foi composto de 15 sujeitos e o outro, o grupo controle, de 14 sujeitos; estes foram distribuídos aleatoriamente após o emparelhamento direto por características observáveis, e tomados da 1ª série (turma única) do Colégio Agrícola de Santa Maria (CASM), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Desenvolve-os, concomitantemente, durante o último bimestre do ano de 1980 e, no final da instrução, compara-os em relação ao aproveitamento dos estudantes na consecução dos três objetivos gerais do ensino científico e à efetividade da instrução. Os resultados revelam um crescimento significativo para o grupo experimental quanto aos objetivos gerais do ensino, bem como melhores resultados para este grupo quanto a efetividade da instrução. Conclui que a estratégia da descoberta propicia resultados instrucionais mais eficazes e efetivos, devido a um planejamento consistente e eficaz e a uma utilização funcional e efetiva dos procedimentos e materiais instrucionais.
Palavras Chave
Ciências Físicas; aprendizagem; estratégia
Ciências Físicas; aprendizagem; estratégia
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas