Abordagem das relações entre os componentes ambientais nos livros didáticos de 1º grau.
Título
Abordagem das relações entre os componentes ambientais nos livros didáticos de 1º grau.
Abordagem das relações entre os componentes ambientais nos livros didáticos de 1º grau.
Autor
Ernesto Jacob Keim
Ernesto Jacob Keim
Orientação
Olga Nieta Lofredi
Olga Nieta Lofredi
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1984
1984
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Verifica como os livros didáticos de Ciências para o 1o grau, mais adotados no Município do Rio de Janeiro, abordam a relação dos homens com os demais componentes ambientais, através da proposta ecológica e de Educação Ambiental. Analisa 22 livros, considerando: a) a relação dos homens com os demais componentes ambientais; b) os meios de comunicação e a Biosfera; c) o homem e seu ambiente; d) a proposta ecológica na educação e a Educação Ambiental; e) a legislação ambiental e a educação. Constata a inexpressiva preocupação dos livros com a questão ambiental e ecológica, que, quando existente, se mostra com tendência negativa quanto ao equilíbrio ambiental. Verifica, ainda, que os preconceitos e as ações predatórias, extrativistas e utilitaristas contra a natureza são valorizadas pelos livros didáticos, contrariando a proposta ecológica e de Educação Ambiental. Em raros momentos, o homem foi citado e analisado como componente ambiental, que deveria participar, harmonicamente, nas relações com os demais componentes ambientais. Sugere que os livros didáticos de Ciências sejam reformulados e os profissionais reciclados, tendo Educação Ambiental e o respeito à vida como temas unificadores em todas as disciplinas e componentes curriculares.
Verifica como os livros didáticos de Ciências para o 1o grau, mais adotados no Município do Rio de Janeiro, abordam a relação dos homens com os demais componentes ambientais, através da proposta ecológica e de Educação Ambiental. Analisa 22 livros, considerando: a) a relação dos homens com os demais componentes ambientais; b) os meios de comunicação e a Biosfera; c) o homem e seu ambiente; d) a proposta ecológica na educação e a Educação Ambiental; e) a legislação ambiental e a educação. Constata a inexpressiva preocupação dos livros com a questão ambiental e ecológica, que, quando existente, se mostra com tendência negativa quanto ao equilíbrio ambiental. Verifica, ainda, que os preconceitos e as ações predatórias, extrativistas e utilitaristas contra a natureza são valorizadas pelos livros didáticos, contrariando a proposta ecológica e de Educação Ambiental. Em raros momentos, o homem foi citado e analisado como componente ambiental, que deveria participar, harmonicamente, nas relações com os demais componentes ambientais. Sugere que os livros didáticos de Ciências sejam reformulados e os profissionais reciclados, tendo Educação Ambiental e o respeito à vida como temas unificadores em todas as disciplinas e componentes curriculares.
Palavras Chave
livros didáticos; livros didáticos; Educação Ambiental
livros didáticos; livros didáticos; Educação Ambiental
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Recursos Didáticos
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