A influência da relação professor/aluno no aprendizado de conceitos de Física.

Título
A influência da relação professor/aluno no aprendizado de conceitos de Física.
Autor
Maria da Conceição de Almeida Barbosa Lima
Orientação
Maria Apparecida Campos Mamede Neves
Instituição
PUC-RJ
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Teologia e Ciências Humanas
Ano
1993
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Estuda a relação interpessoal entre os professores de Física e seus alunos em três escolas de 2o grau, situadas no município do Rio de Janeiro. Analisa a construção do conhecimento a respeito de calor e temperatura, por parte dos estudantes, à luz da contribuição da conduta pessoal e da postura profissional-metodológica de cada docente. Conclui que além dos conhecimentos científicos exigidos do professor, a criação e a manutenção de um bom nível de relacionamento pessoal com o corpo discente é imprescindível como agente estimulador e facilitador para a mudança conceitual dos alunos, levando-os das idéias adquiridas de suas vivências à elaboração de uma conceituação cada vez mais próxima da cientificamente aceita.
Palavras Chave
Conhecimento; raciocíno; historias infantis;

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Formação de Conceitos