O ensino de Ciências e a perspectiva da didática crítica.

Título
O ensino de Ciências e a perspectiva da didática crítica.
Autor
Martha Marandino
Orientação
Vera Maria Ferrão Candau
Instituição
PUC-RJ
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Teologia e Ciências Humanas
Ano
1994
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Caracteriza as tentativas atuais de renovação do ensino de Ciências, na perspectiva da Didática Crítica, no Brasil. Para tal, estuda o desenvolvimento histórico tanto da Didática como do ensino de Ciências de forma articulada, procurando relacioná-lo com as questões sociais, políticas e econômicas que permeiam a construção dessas áreas do conhecimento. Na tentativa de perceber a práxis atual do ensino de Ciências no Rio de Janeiro, em especial no ensino de 1o grau, pesquisa três centros e/ou projetos que trabalham com formação de professores em serviço na área. Foram eles o Grupo de Pesquisa em Ensino de Física da Universidade Federal Fluminense, atual Espaço-UFF, o Centro de Ciências do Rio de Janeiro - CECIERJ e o Projeto Fundão: Desafio para a Universidade. Utiliza a abordagem qualitativa de pesquisa, com base na etnografia. Analisa as aproximações e distâncias das propostas dos centros e/ou projetos estudados em relação à perspectiva crítica da Didática. Além disso, estuda as perspectivas futuras das experiências pesquisadas, assim como discute questões relativas à problemática da formação de professores de Ciências, apontando desafios e possíveis caminhos para a transformação da prática pedagógica do ensino de Ciências, na perspectiva crítica.
Palavras Chave
ensino de ciências; didática.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas