Uma abordagem dialógica para o ensino de Física no 1° grau.
Título
Uma abordagem dialógica para o ensino de Física no 1° grau.
Uma abordagem dialógica para o ensino de Física no 1° grau.
Autor
Virgínia Mello Alves
Virgínia Mello Alves
Orientação
Bernardo Buchweitz
Bernardo Buchweitz
Instituição
UFRGS
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
1992
1992
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Desenvolve um programa de ensino de Física com estudantes de 8a série do 1o grau, em uma escola municipal de Porto Alegre. Segue uma metodologia de pesquisa-ação e, referenciando-se nas idéias de Paulo Freire, busca um sentido para o ensino de Física numa perspectiva libertadora, através de uma abordagem dialógica de educação. Realiza previamente um estudo da comunidade, de onde elege como tema gerador o abastecimento deficitário de água na região e suas implicações no banho dos moradores. Organiza um programa de ensino de um semestre, onde são abordadas noções básicas de termodinâmica, eletricidade e mecânica dos fluidos. Com base em testes, questionários, entrevistas e observações, verifica a ocorrência de uma aprendizagem significativa, boa receptividade dos estudantes ao programa e resultados satisfatórios de aproveitamento escolar. Conclui que o ensino de Física pode ter um papel importante na conscientização, mas que, para seu pleno êxito, é necessária uma atuação da escola junto à comunidade, parte, ainda, de um projeto mais amplo de democratização da sociedade.
Desenvolve um programa de ensino de Física com estudantes de 8a série do 1o grau, em uma escola municipal de Porto Alegre. Segue uma metodologia de pesquisa-ação e, referenciando-se nas idéias de Paulo Freire, busca um sentido para o ensino de Física numa perspectiva libertadora, através de uma abordagem dialógica de educação. Realiza previamente um estudo da comunidade, de onde elege como tema gerador o abastecimento deficitário de água na região e suas implicações no banho dos moradores. Organiza um programa de ensino de um semestre, onde são abordadas noções básicas de termodinâmica, eletricidade e mecânica dos fluidos. Com base em testes, questionários, entrevistas e observações, verifica a ocorrência de uma aprendizagem significativa, boa receptividade dos estudantes ao programa e resultados satisfatórios de aproveitamento escolar. Conclui que o ensino de Física pode ter um papel importante na conscientização, mas que, para seu pleno êxito, é necessária uma atuação da escola junto à comunidade, parte, ainda, de um projeto mais amplo de democratização da sociedade.
Palavras Chave
Metodologia da Pesquisa; ação ensino de física; aprendizagem
Metodologia da Pesquisa; ação ensino de física; aprendizagem
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas