O conteúdo e o enfoque dos livros de Geologia Introdutória: estudo descritivo e analítico com base na macro-estrutura das obras atuais destinadas ao nível superior de ensino.
Título
O conteúdo e o enfoque dos livros de Geologia Introdutória: estudo descritivo e analítico com base na macro-estrutura das obras atuais destinadas ao nível superior de ensino.
O conteúdo e o enfoque dos livros de Geologia Introdutória: estudo descritivo e analítico com base na macro-estrutura das obras atuais destinadas ao nível superior de ensino.
Autor
Ivan Amorosino do Amaral
Ivan Amorosino do Amaral
Orientação
Nabor Ricardo Rüegg
Nabor Ricardo Rüegg
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Geociências
Instituto de Geociências
Ano
1981
1981
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O estudo inaugura a pesquisa acadêmica sobre a questão educacional na área geológica. Aborda a temática relativa ao ensino de Geologia no nível superior com caráter introdutório. Descreve e analisa livros didáticos destinados ao ensino de Geologia Introdutória. Utiliza um quadro teórico para análise, baseado na noção de Geologia enquanto ciência e adota o significado de Geologia em seu sentido mais amplo, o que inclui as áreas afins. De modo não específico descreve e analisa o conteúdo e o enfoque de um conjunto diversificado e representativo de livros didáticos de edição recente e explicitamente destinados à Geologia Introdutória; Verifica também a imagem da Geologia enquanto ciência. Discute os resultados do próprio estudo, os critérios originais de classificação das obras e definição das linhas de conteúdo de Geologia Introdutória.
O estudo inaugura a pesquisa acadêmica sobre a questão educacional na área geológica. Aborda a temática relativa ao ensino de Geologia no nível superior com caráter introdutório. Descreve e analisa livros didáticos destinados ao ensino de Geologia Introdutória. Utiliza um quadro teórico para análise, baseado na noção de Geologia enquanto ciência e adota o significado de Geologia em seu sentido mais amplo, o que inclui as áreas afins. De modo não específico descreve e analisa o conteúdo e o enfoque de um conjunto diversificado e representativo de livros didáticos de edição recente e explicitamente destinados à Geologia Introdutória; Verifica também a imagem da Geologia enquanto ciência. Discute os resultados do próprio estudo, os critérios originais de classificação das obras e definição das linhas de conteúdo de Geologia Introdutória.
Palavras Chave
Ambiental; ciências; ensino; geociências; metodologia.
Ambiental; ciências; ensino; geociências; metodologia.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geociências
Geociências
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas