Conversando com imagens: tratamento de representações fixas de livros didáticos de Ciências.

Título
Conversando com imagens: tratamento de representações fixas de livros didáticos de Ciências.
Autor
José Aparecido de Araújo
Orientação
Eliana Martins da Silva Rosado
Instituição
PUC-CAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Psicologia
Ano
1995
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Realiza um estudo exploratório sobre o processo de leitura e interpretação de representações figurativas fixas de um livro didático de Ciências, por estudantes de escola de 1o grau, com enfoque na identificação dos elementos utilizados e tipos de relações estabelecidas. Entrevista 24 alunos de uma escola de periferia de Campinas-SP, a partir da observação de 3 pranchas contendo imagens retiradas de um livro didático de Ciências utilizado na região. Os dados coletados foram tratados pelo método de análise de conteúdo e avaliados, quanto a significância, pelo teste do X2. Mostra que, no tratamento com imagens, os alunos são capazes de ler o dinâmico através do estático, com tendência ao estabelecimento de relações de causa-efeito ligadas a experiências anteriores e/ou entre os elementos/informações identificados nas imagens. Essas relações estabelecidas em sua maioria são relações lógicas mas nem sempre coerentes com as expectativas ligadas ao assunto tratado.
Palavras Chave
Imagens; livros didáticos; figuras.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos, Características do Aluno