A emergência da licenciatura em Ciências no Brasil e sua especificidade no Estado de São Paulo.
Título
A emergência da licenciatura em Ciências no Brasil e sua especificidade no Estado de São Paulo.
A emergência da licenciatura em Ciências no Brasil e sua especificidade no Estado de São Paulo.
Autor
Luiz Eduardo Pedroso
Luiz Eduardo Pedroso
Orientação
Luis Carlos de Menezes
Luis Carlos de Menezes
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1989
1989
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Analisa a dinâmica da implementação da Licenciatura em Ciências no Brasil, em particular no Estado de São Paulo. Explicita as bases conceituais e diretrizes da política educacional no pós-64, que permitiram o surgimento e consolidação da licenciatura, analisando também as contradições e ambiguidades no âmbito da Lei 5692. Ressalta que o modelo de licenciatura teve como propósito aliviar a demanda de vagas pelo ensino superior, o que se implementou pelo incentivo à participação da iniciativa privada, desobrigando o Estado da responsabilidade pelo ensino superior público e gratuito. Mostra que esse quadro se confirma no Estado de São Paulo, refletindo-se no empobrecimento do ensino nos três níveis. Conclui que se a implementação da licenciatura em ciências na prática não cumpriu seus alegados pressupostos, seus desdobramentos trouxeram sérias conseqüências para o ensino de ciências. Aponta para a necessidade de uma nova abordagem para a licenciatura, que transcenda a elaboração de guias curriculares ou contabilizações de carga horária, e que estabeleça novas relações com a universidade pública.
Analisa a dinâmica da implementação da Licenciatura em Ciências no Brasil, em particular no Estado de São Paulo. Explicita as bases conceituais e diretrizes da política educacional no pós-64, que permitiram o surgimento e consolidação da licenciatura, analisando também as contradições e ambiguidades no âmbito da Lei 5692. Ressalta que o modelo de licenciatura teve como propósito aliviar a demanda de vagas pelo ensino superior, o que se implementou pelo incentivo à participação da iniciativa privada, desobrigando o Estado da responsabilidade pelo ensino superior público e gratuito. Mostra que esse quadro se confirma no Estado de São Paulo, refletindo-se no empobrecimento do ensino nos três níveis. Conclui que se a implementação da licenciatura em ciências na prática não cumpriu seus alegados pressupostos, seus desdobramentos trouxeram sérias conseqüências para o ensino de ciências. Aponta para a necessidade de uma nova abordagem para a licenciatura, que transcenda a elaboração de guias curriculares ou contabilizações de carga horária, e que estabeleça novas relações com a universidade pública.
Palavras Chave
licenciatura; São Paulo.
licenciatura; São Paulo.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Professores, Políticas Públicas, História do Ensino de Ciências
Formação de Professores, Políticas Públicas, História do Ensino de Ciências