Condições atuais e perspectivas do ensino de Química no segundo grau : um estudo em escolas de Natal/RN.
Título
Condições atuais e perspectivas do ensino de Química no segundo grau : um estudo em escolas de Natal/RN.
Condições atuais e perspectivas do ensino de Química no segundo grau : um estudo em escolas de Natal/RN.
Autor
Ibiraci Maria Fernandes Rocha
Ibiraci Maria Fernandes Rocha
Orientação
Merion Campos Bordas
Merion Campos Bordas
Instituição
UFRN
UFRN
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
1988
1988
Cidade / UF
Natal/RN
Natal/RN
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Objetiva identificar diferentes aspectos que interferem nos sentimentos de alunos em relação ao ensino de Química nas 3as séries do 2o grau de três escolas, sendo duas públicas e uma particular, da cidade de Natal/RN. Apresenta os dados, coletados por meio de entrevistas e observações em sala de aula, os quais evidenciam o predomínio da atitude desfavorável dos alunos em relação à disciplina, descrita como complexa, difícil e desvinculada da realidade cotidiana. Constata que tais resultados confirmam, mais uma vez, a urgente necessidade de transformar radicalmente o ensino da Química tanto no 2o grau quanto em nível de formação de professores, buscando torná-lo um elemento efetivo de uma educação crítica e emancipadora.
Objetiva identificar diferentes aspectos que interferem nos sentimentos de alunos em relação ao ensino de Química nas 3as séries do 2o grau de três escolas, sendo duas públicas e uma particular, da cidade de Natal/RN. Apresenta os dados, coletados por meio de entrevistas e observações em sala de aula, os quais evidenciam o predomínio da atitude desfavorável dos alunos em relação à disciplina, descrita como complexa, difícil e desvinculada da realidade cotidiana. Constata que tais resultados confirmam, mais uma vez, a urgente necessidade de transformar radicalmente o ensino da Química tanto no 2o grau quanto em nível de formação de professores, buscando torná-lo um elemento efetivo de uma educação crítica e emancipadora.
Palavras Chave
Ensino de química; ensino experimental; ensino de 2 grau.
Ensino de química; ensino experimental; ensino de 2 grau.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Aluno
Conteúdo-Método, Características do Aluno