O avesso da reforma de ensino de Ciências em Natal, Rio Grande do Norte.

Título
O avesso da reforma de ensino de Ciências em Natal, Rio Grande do Norte.
Autor
Antônio Cabral Neto
Orientação
Lília da Rocha Bastos
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1980
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Avalia em que medida os objetivos contidos na Proposta Curricular da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte, para o ensino de Ciências Físicas e Biológicas, das duas últimas séries do ensino de 1o grau, estavam sendo alcançados pelos alunos. Simultaneamente, procedeu à caracterização do processo de ensino de Ciências adotado pelos professores nas 7a e 8a séries, na cidade de Natal. Testes de rendimento foram construídos, assim como um questionário para caracterização do processo de ensino de Ciências. Os testes cobriram todos os objetivos da proposta curricular e o questionário coletou informações quanto às seguintes variáveis do processo de ensino de Ciências: qualificação de professores, métodos e técnicas adotadas e assistência técnico-pedagógica prestada aos docentes. A amostra totalizou 828 alunos e o tratamento dos dados fez-se por estatística descritiva. Participaram ainda, do presente estudo, sete professores que ministravam aulas para os alunos constituintes da amostra. Os resultados obtidos demonstraram que é baixo o número de alunos que dominaram os objetivos da proposta curricular de Ciências físicas e Biológicas. Os fatores que parecem prejudicar o alcance desses objetivos dizem respeito, principalmente, à inadequação da qualificação de professores, da metodologia de trabalho adotada e da assistência técnico-pedagógica.
Palavras Chave
Secretaria de Educação e Cultura; Rio grande do Norte; Ciências Física; biológicas.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas