A formação do conceito de quantidade de movimento e sua conservação.
Título
A formação do conceito de quantidade de movimento e sua conservação.
A formação do conceito de quantidade de movimento e sua conservação.
Autor
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Orientação
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1986
1986
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Estuda como a noção de quantidade de movimento e a de sua conservação se constituem no pensamento da criança e do adolescente, procurando salientar as relações lógicas que as organizam. De modo mais amplo, investiga como os alunos percebem e explicam os fenômenos do mundo ao seu redor. A hipótese do trabalho assenta-se na proposição de que a quantidade de movimento é uma noção primitiva, cuja totalidade conceitual comporta uma espécie de conservação necessária para o adolescente. Faz uma revisão da evolução histórica do conceito de quantidade de movimento e da sua conservação, seguida de uma apresentação do desenvolvimento das noções Físicas na criança, segundo a teoria piagetiana. Entrevista 41 alunos de pré-primário a 1º ano do 2º Grau, acerca da sua compreensão de fenômenos referentes a choques entre esferas, com utilização de material experimental para manipulação pelos entrevistados. A análise dos dados foi realizada dividindo-se os alunos em 5 grupos de acordo com suas respostas, independentemente da escolaridade e faixa etária dos mesmos. Conclui que o desenvolvimento do conceito de quantidade de movimento nos alunos entrevistados segue um padrão semelhante ao desenvolvimento encontrado por Piaget e seus colaboradores para outras noções Físicas. Além disto, detecta que a expressão "quantidade de movimento" não faz parte do vocabulário dos alunos. Para suas explicações, eles usam o conceito espontâneo de "impulso" que, ao longo de sua evolução no pensamento do aluno, chega a ser relacionado com o conceito de força, ou como uma composição entre a massa e a velocidade do corpo. Assim também, para os alunos a partir de 12-14 anos, nota-se a necessidade da conservação do impulso, comprovando a hipótese inicial do trabalho.
Estuda como a noção de quantidade de movimento e a de sua conservação se constituem no pensamento da criança e do adolescente, procurando salientar as relações lógicas que as organizam. De modo mais amplo, investiga como os alunos percebem e explicam os fenômenos do mundo ao seu redor. A hipótese do trabalho assenta-se na proposição de que a quantidade de movimento é uma noção primitiva, cuja totalidade conceitual comporta uma espécie de conservação necessária para o adolescente. Faz uma revisão da evolução histórica do conceito de quantidade de movimento e da sua conservação, seguida de uma apresentação do desenvolvimento das noções Físicas na criança, segundo a teoria piagetiana. Entrevista 41 alunos de pré-primário a 1º ano do 2º Grau, acerca da sua compreensão de fenômenos referentes a choques entre esferas, com utilização de material experimental para manipulação pelos entrevistados. A análise dos dados foi realizada dividindo-se os alunos em 5 grupos de acordo com suas respostas, independentemente da escolaridade e faixa etária dos mesmos. Conclui que o desenvolvimento do conceito de quantidade de movimento nos alunos entrevistados segue um padrão semelhante ao desenvolvimento encontrado por Piaget e seus colaboradores para outras noções Físicas. Além disto, detecta que a expressão "quantidade de movimento" não faz parte do vocabulário dos alunos. Para suas explicações, eles usam o conceito espontâneo de "impulso" que, ao longo de sua evolução no pensamento do aluno, chega a ser relacionado com o conceito de força, ou como uma composição entre a massa e a velocidade do corpo. Assim também, para os alunos a partir de 12-14 anos, nota-se a necessidade da conservação do impulso, comprovando a hipótese inicial do trabalho.
Palavras Chave
movimento; quantidade de movimento; Física.
movimento; quantidade de movimento; Física.
Classificações
Nível escolar
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos