O método Keller e sua aplicação no ensino de Física Geral na universidade.
Título
O método Keller e sua aplicação no ensino de Física Geral na universidade.
O método Keller e sua aplicação no ensino de Física Geral na universidade.
Autor
Paulo Henrique Dionísio
Paulo Henrique Dionísio
Orientação
Fernando C. Zawislak
Fernando C. Zawislak
Instituição
UFRGS
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Instituto de Física
Ano
1976
1976
/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Analisa o método Keller como uma possível solução para os problemas do ensino de Física na Universidade. Descreve o sistema e expõe sua fundamentação teórica, com base nos princípios da Teoria do Reforço. Apresenta ainda uma experiência em que se comparam alunos submetidos ao método Keller e ao ensino convencional por aulas expositivas, quanto aos seguintes aspectos: nível de aquisição de conhecimento, retenção dos conhecimentos adquiridos, índice de aprovação, índice de desistências, atitude perante a Física e opinião sobre o curso. Conclui que não ocorre melhoria apreciável nos níveis de aprendizagem e de retenção com o método Keller, embora haja um aumento no índice de aprovação. Os alunos mostram-se, em geral, favoráveis ao novo sistema de ensino, embora declarem despender mais tempo no estudo de Física, o que, em alguns casos, pode ter prejudicado o desempenho em outras disciplinas. Observa, ainda, que o sistema, da forma como vem sendo usado, prende demasiadamente o aluno ao livro de texto, não estimulando a pesquisa por conta própria em outras fontes de informação. Considera que o método Keller é uma alternativa válida para o ensino. Ao optar pelo novo sistema, o professor deve levar em conta a disponibilidade de tempo e de recursos para a produção do material necessário, bem como a existência de monitores em número suficiente.
Analisa o método Keller como uma possível solução para os problemas do ensino de Física na Universidade. Descreve o sistema e expõe sua fundamentação teórica, com base nos princípios da Teoria do Reforço. Apresenta ainda uma experiência em que se comparam alunos submetidos ao método Keller e ao ensino convencional por aulas expositivas, quanto aos seguintes aspectos: nível de aquisição de conhecimento, retenção dos conhecimentos adquiridos, índice de aprovação, índice de desistências, atitude perante a Física e opinião sobre o curso. Conclui que não ocorre melhoria apreciável nos níveis de aprendizagem e de retenção com o método Keller, embora haja um aumento no índice de aprovação. Os alunos mostram-se, em geral, favoráveis ao novo sistema de ensino, embora declarem despender mais tempo no estudo de Física, o que, em alguns casos, pode ter prejudicado o desempenho em outras disciplinas. Observa, ainda, que o sistema, da forma como vem sendo usado, prende demasiadamente o aluno ao livro de texto, não estimulando a pesquisa por conta própria em outras fontes de informação. Considera que o método Keller é uma alternativa válida para o ensino. Ao optar pelo novo sistema, o professor deve levar em conta a disponibilidade de tempo e de recursos para a produção do material necessário, bem como a existência de monitores em número suficiente.
Palavras Chave
método Keller; Física Geral; Teoria do reforço.
método Keller; Física Geral; Teoria do reforço.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
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