A interação dos professores de Ciências naturais da rede estadual do Rio de Janeiro com os movimentos de reformas curriculares oficiais e a influência desses princípios e pressupostos no planejamento curricular do ensino fundamental.
Título
A interação dos professores de Ciências naturais da rede estadual do Rio de Janeiro com os movimentos de reformas curriculares oficiais e a influência desses princípios e pressupostos no planejamento curricular do ensino fundamental.
A interação dos professores de Ciências naturais da rede estadual do Rio de Janeiro com os movimentos de reformas curriculares oficiais e a influência desses princípios e pressupostos no planejamento curricular do ensino fundamental.
Autor
Tito Ricardo de Almeida Tortori
Tito Ricardo de Almeida Tortori
Orientação
Deise Miranda Vianna
Deise Miranda Vianna
Instituição
FIOCRUZ
FIOCRUZ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esse estudo apresenta as repercussões dos projetos de reformas curriculares nas escolas em relação às práticas de gestão, organização e funcionamento do espaço escolar, às práticas dos professores no exercício de sua profissão. Os processos de reformas curriculares abrem oportunidade para a reflexão sobre o Ensino de Ciências Naturais a partir da proposição pelos Parâmetros e Diretrizes Curriculares Nacionais de um novo Paradigma Curricular Nacional. Entretanto, defende que as mudanças propostas em relação ao Ensino de Ciências e a sua didática específica devem também ser acompanhadas de programas de formação continuada para os docentes. Consideramos que o novo contexto curricular entra em conflito com a cultura tradicional da escola, cuja concepção de currículo, conteúdo, estratégias didáticas válidas, de ensino-aprendizagem, ainda se mantém pouco atingidas, em especial em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais, gerando um quadro de dúvida, insegurança e desconhecimento nas unidades escolares. A pesquisa se desenvolve a partir de análise documental, revisão de literatura, análise das entrevistas com diretores, coordenadores, professores de quatro unidades da rede estadual sobre o projeto de Reorientação Curricular da Secretaria Estadual de Educação e dos Parâmetros Curriculares Nacionais, investigando como os docentes interagem com as reformas curriculares e de que forma esses momentos atuam como elementos facilitadores da reflexão e reformulação da prática pedagógica. A Dissertação apresenta uma reflexão sobre os rumos da formação docente a partir das novas diretrizes curriculares para a formação do professor da Educação Básica; uma análise sobre as recentes reformas curriculares na educação brasileira a partir das leis, pareceres e resoluções do Conselho Nacional de Educação; análise dos documentos vinculados ao processo de Reorientação Curricular da Secretaria Estadual de Educação.
Esse estudo apresenta as repercussões dos projetos de reformas curriculares nas escolas em relação às práticas de gestão, organização e funcionamento do espaço escolar, às práticas dos professores no exercício de sua profissão. Os processos de reformas curriculares abrem oportunidade para a reflexão sobre o Ensino de Ciências Naturais a partir da proposição pelos Parâmetros e Diretrizes Curriculares Nacionais de um novo Paradigma Curricular Nacional. Entretanto, defende que as mudanças propostas em relação ao Ensino de Ciências e a sua didática específica devem também ser acompanhadas de programas de formação continuada para os docentes. Consideramos que o novo contexto curricular entra em conflito com a cultura tradicional da escola, cuja concepção de currículo, conteúdo, estratégias didáticas válidas, de ensino-aprendizagem, ainda se mantém pouco atingidas, em especial em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais, gerando um quadro de dúvida, insegurança e desconhecimento nas unidades escolares. A pesquisa se desenvolve a partir de análise documental, revisão de literatura, análise das entrevistas com diretores, coordenadores, professores de quatro unidades da rede estadual sobre o projeto de Reorientação Curricular da Secretaria Estadual de Educação e dos Parâmetros Curriculares Nacionais, investigando como os docentes interagem com as reformas curriculares e de que forma esses momentos atuam como elementos facilitadores da reflexão e reformulação da prática pedagógica. A Dissertação apresenta uma reflexão sobre os rumos da formação docente a partir das novas diretrizes curriculares para a formação do professor da Educação Básica; uma análise sobre as recentes reformas curriculares na educação brasileira a partir das leis, pareceres e resoluções do Conselho Nacional de Educação; análise dos documentos vinculados ao processo de Reorientação Curricular da Secretaria Estadual de Educação.
Palavras Chave
planejamento, reformas curriculares, ensino fundamental, formação continuada de professores.
planejamento, reformas curriculares, ensino fundamental, formação continuada de professores.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas