O ensino de Ciências como possibilidade de construção de autonomia para o idoso: proposta de um programa de convivência.

Título
O ensino de Ciências como possibilidade de construção de autonomia para o idoso: proposta de um programa de convivência.
Autor
Vera Lúcia Verzoni
Orientação
Luiza Rodrigues de Oliveira
Instituição
UNIPLI
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2009
Cidade / UF
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Este trabalho teve por objetivo elaborar um Programa de Ensino de Ciências em sua interface com a Saúde para sujeitos idosos. Foi realizada uma pesquisa teórica, cujo problema foi entender como está se constituindo o lugar do idoso na sociedade. Para tanto, definiu-se o conceito de velhice, a partir de aportes teóricos como: Bosi; Beauvior; entre outros. Foi discutido, também, o lugar dos idosos nas seguintes instituições sociais: família, asilo e grupos de convivência. A discussão que perpassa a dissertação é como, nesses espaços institucionais, o idoso pode se constituir como sujeito autônomo. Concluiu-se, a partir das falas de Vygotsky, que o conhecimento do mundo é fundamental para que ações de conscientização e de autonomia se deem e que a aprendizagem acontece em qualquer fase da vida. A forma oficial de explicação do mundo é a Ciência e o acesso a seu conteúdo pode contribuir para que o idoso possa ter melhores condições de vida. Logo, o programa para um espaço de convivência elaborado nesta dissertação é uma proposta de Ensino de Ciências para idosos, que tem como finalidade implementar ações de Divulgação Científica, a partir dos seguintes temas: história de vida, processo de saúde, estilo de vida e (re)criação de histórias. O objetivo é que por meio do recurso da técnica da História de Vida, o idoso possa construir o seu lugar como protagonista do programa, a partir de temas que serão oriundos de sua própria história de vida: osteoporose; vida sexual; pressão arterial; alimentação; exercícios físicos, entre outros. Esses temas dependerão das narrativas de vida dos idosos envolvidos. O que se pretende é que conteúdos científicos importantes possam ser aprendidos pelos idosos para construção de saber acerca de sua Saúde. Além disso, a busca é por aproximar o idoso do debate de temas que são importantes para a afirmação da cidadania. Assim, o ensino de ciências não é será desenvolvido apenas no campo das ciências naturais, mas, também, das humanidades. Espera-se que o idoso se constitua como sujeito através da fala e da expressão corporal e emocional, unindo comunicação e arte, abrindo espaço para o (re)contar histórias de vida.
Palavras Chave
ensino de Ciências, idoso, História de vida, saúde.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade, Geral
Foco Temático
Currículos e Programas