Contribuições da disciplina "Elementos de Geologia" para a formação da concepção de ambiente do professor de ciências: o caso da FAFIPE-SP.

Título
Contribuições da disciplina "Elementos de Geologia" para a formação da concepção de ambiente do professor de ciências: o caso da FAFIPE-SP.
Autor
Ana Maria de Brito Aires
Orientação
Ivan Amorosino do Amaral
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade Educação
Ano
2001
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Trata-se de um estudo crítico-reflexivo da prática docente da autora, como professora de "Elementos de Geologia", na Licenciatura em Ciências, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis-SP, no período de 1979-1998, concomitante à sua atuação como monitora de Ciências junto à rede pública estadual. O problema norteador da pesquisa foi a busca das relações que a autora estabeleceu entre seu saber e fazer pedagógicos, tomando como referência a concepção de ambiente veiculada pela referida disciplina. A análise é feita com base nas seguintes categorias: ambiente segundo a ótica geológica; ciência geológica e ambiente; teoria geológica e prática pedagógica. Entre os resultados alcançados, alinham-se: caracterização de contribuições específicas da disciplina Elementos de Geologia na formação do professor de Ciências; correlação entre as diferentes concepções de Geologia e a concepção de ambiente da Proposta Curricular de Ciências-SP; importância da concepção unitária da relação teoria-prática na formação continuada de professores.
Palavras Chave
geologia Introdutória, concepção de ambiente, ensino superior.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Geociências
Foco Temático
Currículos e Programas