A Educação Física e o processo de alfabetização nas 1as séries do 1º grau

Título
A Educação Física e o processo de alfabetização nas 1as séries do 1º grau
Autor
Ana Cristina Arantes
Orientação
Marieta Lúcia Machado Nicolau
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1996
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Este trabalho "A Educação Física e o processo de alfabetização nas 1as séries do 1º grau” consiste em uma pesquisa realizada com 35 crianças da 1ª série com idade variando entre 7 a 8 anos, pertencentes a duas escolas de 1º grau: uma pública e outra particular. O objetivo deste estudo foi o de investigar as possíveis contribuições da Educação Física para a aquisição do conhecimento e das habilidades requeridas no processo de alfabetização. O foco de investigação consistiu na observação da prática da Educação Física, a fim de verificar se os professores implementavam, de forma interdisciplinar, os conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Programas de Saúde, Estudos Sociais e Educação Artística. Baseando-nos na teoria de diversos autores consagrados, partimos do pressuposto de que a aprendizagem depende da convergência de inúmeros fatores, tais como os aspectos físicos, psíquicos, afetivos e cognitivos. Por isso, conferir um enfoque interdisciplinar ao ensino revelou-se uma condição importante para a aprendizagem que visa a favorecer o desenvolvimento global do aluno. Embora o referido enfoque seja algo relevante ao processo ensino-aprendizagem este estudo revelou que, em ambas as escolas, os conteúdos não receberam um tratamento interdisciplinar. Além das observações das análises, procuramos oferecer algumas sugestões capazes de viabilizar a prática interdisciplinar no ensino de 1º grau.
Palavras Chave
Trabalho; Família; Lazer; Exclusão

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
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Foco Temático
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